sábado, 30 de abril de 2011

“Shaolin já apresenta sinais importantes de melhora”, diz esposa

30/04/2011 09:39
Arquivo pessoal
Shaolin e a esopsa, Laudiceia Veloso, em foto de família
Shaolin e a esopsa, Laudiceia Veloso, em foto de família
Karoline Zilah
Laudiceia Veloso, a esposa do humorista Francisco Jozenilton Veloso, de 39 anos, o 'Shaolin', anunciou sexta-feira (29) no Twitter que o paraibano “já apresenta sinais muito importantes de melhora”.
Ele está internado há quatro meses no Hospital das Clínicas, em São Paulo, desde que sofreu um acidente automobilístico envolvendo um caminhão, em Campina Grande.
Shaolin permanece em coma, mas seu estado de saúde é considerado estável. A imprensa paraibana noticiou uma mensagem de Laudiceia no Twitter informando que viu Shaolin abrindo os olhos.
O post, no entanto, não está mais disponível em seu perfil. No histórico de postagens não ficou claro o dia em que isto aconteceu.
Nas mensagens enviadas, ela descreve que os poucos segundos em que ele abriu os olhos foram os mais importantes de sua vida. Ele deu este sinal após 101 dias de internação.
“Entendam uma coisa... isso é um sinal, mas ele ainda não saiu do coma. Sairá com a graça de Deus!! Mas não acordou ainda, compreendem?!”, fez questão de esclarecer.
Investigações
O inquérito que investiga as causas do acidente continua no Ministério Público, depois que a delegada titular da Delegacia de Acidentes do município, Ellen Maria Ferreira, solicitou mais tempo para concluir o procedimento.
Segundo parentes de Shaolin, os médicos estudam a possibilidade de implante de uma prótese no braço esquerdo do comediante, parte do corpo mais atingida com a colisão.
O advogado do humorista, Rodrigo Celino, contou que a instalação da prótese “ainda não é certa. Existe a possibilidade que está sendo estudada pelos médicos. O inquérito continua na Central de Inquéritos e a gente está acompanhando tudo de perto”, comentou.
Os fãs do humorista organizaram um movimento no Twitter que vai sair do mundo virtual para mobilizar admiradores em um evento em Campina Grande. O #Força_Shaolin será um dia de shows em sua homenagem, marcado para o dia 8 de maio, no Clube Campestre. 
Já confirmaram presença os artistas Edson Lima, Capilé, Genildo e Ginaldo, Felipe Lemos, entre outros. Estão sendo confeccionadas faixas, camisetas e adesivos para o dia.
     César Bronzeado,Amanda Felix e Pedro Amáncio fazem o programa tribuna do povo com muitas noticias de esperança e do brasil.


             
É um programa que além do jornalismo, apresenta debates e esclarecimentos sobre assuntos atuais que estão na mídia, além de debate politico atual. O Tribuna do Povo tem apresentação dos Radialistas: Evandro Lima - Advogado - e César Bronzeado, e a participação do Deputado Federal Armando Abílio.

PSD: prefeito de SP desembarca hoje na PB para encontro com simpatizantes do novo partido a ser fundado; Rômulo é a grande ‘estrela’ paraibana do evento

PSD: prefeito de SP desembarca hoje na PB para encontro com simpatizantes do novo partido a ser fundado; Rômulo é a grande ‘estrela’ paraibana do evento
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, chega a Paraíba neste sábado (30), para lançar as bases do o Partido Social Democrático (PSD) no Estado. O paulista será recebido pelo vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia, e dezenas de lideranças políticas que já sinalizaram com a vontade de se juntar ao partido encabeçado pelo prefeito paulistano.

O encontro será ao meio-dia no Sesc-Centro de Campina Grande (na Avenida Canal, próximo ao viaduto) e lá Gilberto Kassab também concederá uma entrevista coletiva.

Campina Grande foi escolhida por ser a cidade natal de Rômulo Gouveia, eleito por Kassab para fundar e consolidar o PSD na Paraíba.

“O PSD é um partido que nasce forte e cresce além das expectativas, com a adesão de 33 deputados federais, dezenas de deputados estaduais, senadores, dois governadores, cinco vice-governadores e centenas de prefeitos. Na Paraíba não será diferente, e mostrará sua força a partir deste sábado”, comentou Rômulo.

De Campina Grande, Kassab segue para Natal (RN), onde lidera outro encontro do PSD naquele estado, e de lá segue para Alagoas.


Redação  www.pbagora.com.br

Pagamento de esperança já está disponível!


De acordo com a secretária de finanças Bernadete Diniz já está disponível nas contas nas agências do Bradesco o pagamento do mês de Abril e os contra cheques disponíveis na nova sede da Prefeitura Municipal. É o compromisso do prefeito Nobinho Almeida com servidor municipal que tanto vêm contribuindo trabalhando pela nossa cidade. ”Gestão Esperança de todos”, Prefeito Nobinho Almeida.


SECOM/PME   http://prefeituradeesperanca.blogspot.com/

sexta-feira, 29 de abril de 2011

REVIRAVOLTA: deputado maranhista revela possibilidade do PMDB apoiar candidatura do PSDB em 2014; Cássio e Maranhão já teriam almoçado no DF

REVIRAVOLTA: deputado maranhista revela possibilidade do PMDB apoiar candidatura do PSDB em 2014; Cássio e Maranhão já teriam almoçado no DF
O deputado maranhista Trocolli Júnior, do PMDB, revelou hoje, em entrevista ao programa Tambaú Debate, na 102,5 FM, a existência da possibilidade do PMDB apoiar uma enventual candidatura tucana em 2014. O peemedebista soltou ainda a informação de que o ex-governador José Maranhão (PMDB) e o senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB), já teriam, inclusive, almoçado juntos em Brasília, segundo fontes dos bastidores da política.

“O PMDB pode admitir adesão a Cássio, Ricardo ou até Veneziano para a disputa do Governo, pois tenho notado tendências para novas candidaturas em 2014”, ressaltou.

Para o parlamentar, “para onde o PMDB pender”, levará a vitória no próximo pleito estadual.

“Não há dificuldade de alianças com quem quer que seja. Estamos observando a conjuntura política e em breve vamos tomar posições e a aliança com o PSDB não está descartada”, ratificou.  

Trócolli fez questão de ressaltar que não tem informações oficiais sobre o possível encontro entre Zé e Cássio. "Acredito ser possível que Cássio Cunha Lima tenha almoçado com José Maranhão em Brasília para tratarem de alianças, segundo soube através de conversas de bastidores", explicou.

Se concretizada, a conjuntura acabaria com os planos do prefeito Veneziano disputar o Governo do Estado em 2014. Até lá, muitas 'águas vão rolar'. A expectativa agora é aguardar os resultados de 2012 para organizar melhor a disputa estadual.

É mais uma que basta esperar para ver!



PB Agora

Cássio revela preferência na disputa pela PMCG

Cássio revela preferência na disputa pela PMCG
Depois de desestimular candidatura de Diogo, Cássio Cunha Lima abre o jogo e revela qual nome tem sua preferência para disputar a PMCG em 2012

O senador eleito Cássio Cunha Lima em entrevista à Imprensa da Paraíba nesta 5ª feira falou sobre a indicação de Romero Rodrigues como possível candidato a prefeito de Campina Grande no próximo ano.


Segundo Cássio “Romero é o nosso provável candidato a prefeito nas eleições do ano vindouro”.


De acordo com Cássio, “Romero é dinâmico, atuante, competente e experiente, e pode vir a ser indicado como o nosso candidato a prefeito”. Assinalou que Romero já foi vereador, deputado estadual e hoje ocupa cadeira na Câmara dos Deputados, representando o Estado da Paraíba, “com muita competência.” Também já foi secretário de Interiorização e chefe da Casa Civil do Governo do Estado. Também assumiu interinamente quando presidente da Câmara Municipal de Campina Grande a Prefeitura campinense. Na Assembléia Legislativa teve grande destaque na qualidade dos projetos apresentados, conforme levantamento da ONG Transparência Brasil.


O senador e ex-governador destacou a iniciativa de Romero Rodrigues em idealizar jogo beneficente “Faça um gol no time do bem”, em prol da APAE.


A ideia para a realização do jogo partiu do deputado federal Romero Rodrigues que convidou o hoje deputado Romário para se fazer presente ao evento em favor da APAE, e esse de imediato aceitou. Romero tem conhecimento dos problemas pelos quais passa a instituição. A vinda e hospedagem do ex-atleta e deputado federal Romário, um dos destaques do jogo, é patrocinada com recursos próprios.


Por outro lado, Romero faz questão de assinalar que o projeto em benefício da APAE é suprapartidário, não tem qualquer vinculação com partidos, mas sim com o objetivo de ajudar a essa instituição que passa por grandes dificuldades. Diversas personalidades foram convidadas a participar do evento, inclusive, o senador eleito Cássio Cunha Lima. Também foram convidados deputados estaduais, federais, vereadores, o governador Ricardo Coutinho, o prefeito Veneziano Vital do Rego, etc.


Ele disse que é muito importante a participação da população junto ao projeto que ganha um papel indispensável, tanto no processo de socialização quanto na ajuda a instituição.


Assessoria     www.pbagora.com.br

quinta-feira, 28 de abril de 2011

chuva alaga campina grande em menos de uma hora


Menos de uma hora de chuva na cidade de Campina Grande foi suficiente para alagar ruas e inundar casas na noite desta quinta-feira (28). Carros também foram cobertos pela água e alguns chegaram a ser arrastados.
De acordo com o internauta Paulo Cícero Macedo, apesar de rápida, a chuva arrastou carros e invadiu o terreno das casas. Ele enviou as fotos que ilustram esta notícia. Outros internautas também relataram a existência de raios e trovões na cidade.
Nas fotos, da rua Antenor Navarro, no bairro da Prata, é possível ver o alto nível da água e vários carros sendo levados pela força da água. Como a chuva começou depois do horário de rush, não havia mais tantos carros na rua, mesmo assim, o trânsito ficou complicado.
O jogo beneficente, promovido em favor da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Campina Grande (Apae) e que trouxe o ex-jogador Romário para o Amigão, teve que ser adiado e só começou depois das 21h.

São João está sendo transformado em discurso político, diz Cássio

   O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) comentou nesta quinta-feira (28) a questão da falta de apoio do Governo do Estado ao São João de Campina Grande. Na visão dele, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), está querendo transformar o tema em um discurso político eleitoral.

Em entrevista ao programa Polêmica Paraíba, o tucano disse que o tom das declarações que estão sendo dadas sobre o assunto “são desproporcionais ao tamanho do tema”. Cássio ponderou que não é novidade para ninguém que o Estado da Paraíba se encontra em uma situação econômica difícil e por isso o governador Ricardo Coutinho (PSB) não tem condições de financiar o São João. Ele lembrou também que isso já esta definido desde o início da gestão do socialista.
“Não se pode diminuir essa discussão para transformar o tema em um embate eleitoreiro. Temos que acabar com essa história de que Ricardo é contra Campina Grande, isso é uma balela. Se transformamos isso em uma disputa não chegaremos a lugar nenhum”, afirmou Cássio.
O ex-governador destacou que ao contrário do que Veneziano vem afirmando, não houve uma negativa de apoio de Ricardo ao São João. Segundo ele, o governador ofereceu outras formas de suporte como por exemplo nas áreas de infraestrutura e de turismo.
“Ele já me garantiu que no ano que vem a situação financeira vai estar melhor e e ele vai apoiar firmemente o São João de Campina Grande e de outras cidades do Estado”, completou.
  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo

Ricardo Coutinho atende pleitos de Tião Gomes e

 anuncia o retorno do Festival de Artes de Areia

Ricardo Coutinho atende pleitos de Tião Gomes e anuncia o retorno do Festival de Artes de Areia
Após 12 anos de expectativa, o Festival de Artes de Areia, enfim, será reaberto. A confirmação foi feita na tarde desta quarta-feira (27), pelo deputado Tião Gomes, autor da propositura (PSL).

Durante visita a região do Brejo, para inaugurar a estrada que liga Pilões ao município de Areia, o governador Ricardo Coutinho (PSB anúncio à volta do evento e o apoio do Governo do Estado para realização do festival.

A última vez que o evento foi realizado foi em 1998, durante a gestão da então prefeita Adria Perazzo, esposa de Tião Gomes. Desde então o ‘Foliarte’, como também era conhecido o evento, foi extinto.

Para o parlamentar, o retorno do festival representa mais um passo na consagração e valorização do patrimônio cultural da Paraíba. “O retorno desse evento representa um marco para a cultura paraibana”, comemorou Gomes.

Ainda conforme Gomes, o projeto para o retorno do Festival de Artes de Areia já está sendo estudado e confeccionado pela Secretaria de Cultura do Estado e uma nova edição deve acontecer ainda em 2011.

“Entendemos e reconhecemos a má situação financeira porque passa o Estado, e sabemos que esse festival não será tão grandioso, no entanto, mesmo de forma simples, o seu retorno merece destaque, pois temos que preservar o nosso patrimônio e a nossa cultura”, destacou.

Na passagem pelo Brejo, Ricardo Coutinho também anunciou apoio ao projeto de transformar o Centro de Ciências Agrárias em uma Universidade Regional da Paraíba. Esse também era um pleito do deputado Tião Gomes que foi atendido pelo governador do Estado. “A Universidade Rural da Paraíba também tem o apoio do Diretor do Centro, Doutor Djail, e deverá abranger os cursos de Agronomia, Zootecnia, Veterinária e Biologia”, ressaltou o parlamentar.  



Assessoria WWW.PBAGORA.COM.BR

Romário desembarca em CG nesta quinta para receber o título de cidadão campinense

Romário desembarca em CG nesta quinta para receber o título de cidadão campinense
‘Melhor jogador do mundo’ desembarca em Campina Grande nesta quinta para receber o título de cidadão campinense

A Câmara Municipal de Campina Grande entrega nesta quinta-feira, dia 28, às 18 horas, no intervalo do jogo beneficente “Faça um gol no time do bem”, a ser realizado no estádio Ernani Sátyro “O Amigão”, em prol da APAE, o título de Cidadão Campinense ao deputado federal Romário de Souza Faria, nascido no Rio de Janeiro, por sua contribuição à luta em prol da instituição. A proposta foi apresentada pelo presidente do Poder Legislativo, Nelson Gomes Filho e aprovada por unanimidade.

Em 1994, ano em que o Brasil conquistou o tetra campeonato, Romário foi eleito pela Fifa, o melhor jogador do mundo.

A ideia para a realização do jogo partiu do deputado federal Romero Rodrigues que convidou o hoje deputado Romário para se fazer presente ao evento em favor da APAE, e esse de imediato aceitou o convite. Romero tem conhecimento da causa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande (APAE-CG), e dos problemas pelos quais a instituição.


A presidente da APAE, Margarida da Mota Rocha, pediu aos vereadores e à sociedade a sensibilidade de olhar a instituição com bons olhos. “Queremos que esta Casa nos visite e tenha a oportunidade de conviver com as pessoas felizes pelo nível de qualidade nos serviços que oferecemos, mas não se faz educação especial com um professor e um quadro de giz, a educação especial é multidisciplinar”, disse a professora Margarida da Motta Rocha. O colaborador da entidade professor Teles Albuquerque usou a tribuna e fez um apelo aos vereadores para participar do jogo da solidariedade.


Para a professora, a participação da população junto o projeto adquiri um papel indispensável, tanto no processo de socialização quanto na ajuda a instituição. “Consideramos de suma importância a realização do Projeto “Ajude a APAE”, e o jogo beneficente, que terá a participação do tetra-campeão Romário e de outros craques”, disse. Motta explicou ainda, que o movimento de caráter filantrópico, tem como objetivo também ajudar a APAE, que atualmente passa por dificuldades. “A vinda e hospedagem do ex-atleta e deputado federal Romário, um dos destaques do jogo, será patrocinada com recursos próprios”, esclareceu.

Os ingressos para o jogo-exibição em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande, que terá a participação do ex-jogador da Seleção Brasileira, Romário, jogadores do Treze e Campinense, além de outros atletas do cenário ‘futebolístico’ paraibano, estão sendo vendidos desde a última semana nas lojas do Campinense e Treze, além da Banca do Orlando.


Secom-PB WWW.PARAIBAAGORA.COM.BR

quarta-feira, 27 de abril de 2011

logomarca DO BLOG foi desenvolvida por Marco Junior DESING

JORNAL A CIDADE

             JORNAL A CIDADE TODOS OS DIAS AO MEIO DIA, COM REAIS INFORMAÇÕES.

RELATÓRIO: Vené rebate acusações do Governo

RELATÓRIO: Vené rebate acusações do Governo
O prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rego (PMDB) apresentou um documento emitido pela Subgerência de Estatística da Secretaria Estadual de Educação da Paraíba comprovando que os índices usados pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) durante audiência na semana passada, no Palácio da Redenção, referem-se, na verdade, às taxas de aprovação, repetência e abandono das escolas da rede “estadual” de ensino da Rainha da Borborema e não da rede municipal.

Veneziano afirmou que os dados apresentados por ele ontem em coletiva, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde são os reais índices do Relatório de Rendimento Escolar no Ensino Fundamental de Campina Grande e que tem como fontes o Ministério da Educação (MEC), Inep, Deed, Subgerência de Estatística, Secretaria Estadual de Educação da Paraíba (SEE-PB). Já os índices apresentados pelo socialista fazem alusão às taxas de aprovação, reprovação e abandono das redes estadual na Rainha da Borborema.

Segundo o levantamento, as escolas da rede estadual deCampina Grande apresentaram uma taxa de aprovação de 64,5%; taxa de reprovação de 20,4% e taxa de abandono de 15.0%. Estes foram os dados apresentados pelo governador, na audiência, como sendo referentes às escolas da rede municipal de ensino. 

O documento mostra os dados reais da rede municipal, que foram apresentados pelo Secretário de Educação Flávio Romero durante explanação à imprensa na manhã de ontem, (27): taxa de aprovação de 76,2%, taxa de reprovação de 14,4% e taxa de abandono de 9,4%. O documento também apresenta as mesmas taxas para a rede privada de Campina Grande: aprovação de 95,3%, reprovação de 4,1% e abandono de 0,6%.

Para Flávio Romero, fica comprovada a “má fé” do governador em se utilizar de dados inverídicos para causar constrangimento ao prefeito Veneziano e aos campinenses. “É inadmissível que um governo possa se utilizar de dados errôneos, forjados ou coisa parecida para constranger uma cidade. Lamentável”, desabafou o Secretário.

O documento, ao qual a Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande teve acesso, é publico e pode ser solicitado por qualquer cidadão, diretamente na Secretaria Estadual de Educação.

Simone Duarte

PB Agora  

NOVO INSUCESSO: cargo ‘sonhado’ por Zé Maranhão no Governo Dilma será ocupado por ‘aliado’ de Ricardo Coutinho que foi derrotado nas urnas

NOVO INSUCESSO: cargo ‘sonhado’ por Zé Maranhão no Governo Dilma será ocupado por ‘aliado’ de Ricardo Coutinho que foi derrotado nas urnas
NOVO INSUCESSO: cargo ‘sonhado’ por Zé Maranhão no Governo Dilma será ocupado por ‘aliado’ de Ricardo Coutinho que foi derrotado nas urnas

Do Rio Grande do Norte chegam informações que dão conta que um aliado do governador Ricardo Coutinho (PSB) emplacará o cargo que no Governo Dilma Rousseff (PT) é o mais desejado pelo ex-governador José Maranhão (PMDB) que aguarda nomeação da presidenta para uma função no segundo escalão na esfera governamental.  

A função que é tida como certa para ser ocupada pelos socialistas potiguares é o comando da SUDENE, órgão alvo de cobiça por diversos agentes políticos de todos os Estados nordestinos.  

A informação dá conta que dois nomes despontam com grande força: o ex-governador Wilma Farias (PSB) e o ex-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) derrotado nas ultimas eleições para a governadora Rosalba Carilini (DEM).  

Wilma depende de uma indicação do governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) que preside o partido nacionalmente, para assumir a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Ela chegou a ter seu nome confirmado para o cargo, no entanto, as mais recentes especulações dão conta de uma predileção de Eduardo pelo nome do ex-governador Iberê Ferreira.  

O ex-governador da Paraíba José Maranhão já chegou a dizer que não se importa com cargos e que sua real intenção é ocupar um cargo federal para poder trabalhar pelo Estado, segundo informações a Sudene se encaixaria perfeitamente ao seu projeto político. O que é mais irônico, é que o cargo já foi ocupado pelo principal desafeto de Maranhão, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB).  

Até agora nenhum solução foi encontrada pelo governo Dilma para acomodar o peemedebista paraibano que já foi cogitado para uma das presidências da Caixa Econômica, presidência do Banco do Brasil, presidência da Embratur e recentemente a presidência da Codevasf.  

Outra informação de foi desmentida na imprensa do Rio Grande do Norte foi a possibilidade da filiação da governadora Rosalba ao PSB.  

“Falei com Eduardo Campos que foi bem claro, ao dizer que não existe nenhuma conversa política com a governadora”, salientou Wilma Farias.  

Portanto nos outros Estados os aliados do governador Ricardo Coutinho, dispõe de um ‘padrinho’ com prestigio e densidade política junto a presidente Dilma Rousseff, enquanto Maranhão que já ameaçou se aposentar da vida pública permanece no seu ‘calvário’ político a espera de uma nomeação no Governo do PT.  


Henrique Lima

PB Agora

ATRIZ MAYANA NEIVA (VESTIDA PARA CASAR)



Da Redação 
Com G1
A atriz Mayana Neiva foi clicada no estilo 'vestida para casar'. A paraibana participou de uma sessão de fotos com vários trajes de noiva. Mayana foi fotografada ao lado do ator  Raphael Viana, que viveu o Fred, da novela Araguaia, da Rede Globo. 
O casal será capa da revista Noivas&Noivos. A sessão de fotos aconteceu em São Paulo e a revista começa a circular no fim de abril.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Apesar de clima tenso com o governo, Vené ainda alimenta esperança de uma nova audiência com RC


Diante de toda polêmica dos baixos índices sociais de Campina Grande apresentados como argumento para não realizar parceria para realização do Maior São João do Mundo por parte do governador Ricardo Coutinho (PSB) e, em seguida, do prefeito campinense Veneziano Vital do Rego (PMDB) contrapor os dados e numa tréplica o socialista reafirmar que tais dados são inverídicos, o cabeludo declarou que vai esperar por uma nova audiência.

Essa nova audiência, segundo informações do chefe do executivo municipal campinense, não tratará mais sobre apoio ao maior evento do país, mas sobre a viabilização de parcerias para todas as outras áreas do município, a saber, Educação, Saúde e Segurança que assim como para o Maior São João do Mundo também foram negadas por parte do socialista.

Veneziano disse que agora que os dados sociais oficiais de Campina Grande foram apresentados por ele à imprensa, em coletiva realizada na manhã desta terça-feira, (26), atendem as metas exigidas pelo governador Ricardo Coutinho estão a contento, mais uma vez o prefeito renova as esperanças de ser chamado para uma nova audiência e certo de seus pleitos possam ser atendidos pelo socialista.

O prefeito acrescentou que a intenção de Ricardo Coutinho foi constranger a administração municipal. “Ele quis tão somente gerar um constrangimento para nós, apresentando dados completamente inconfiáveis. É como se estivéssemos levando um puxão de orelhas do governante estadual por, supostamente, não estarmos cumprindo as nossas obrigações. Contudo, de forma dolosa, ele usou dados deturpados. A realidade de Campina Grande é muito melhor do que aquela que foi levantada pelo governador Ricardo Coutinho”, finalizou.


Simone Duarte

Assediado pelo Milan, paraibano Hulk permanece no Porto

26/04/2011 16:30
Divulgação

Leia mais
Destaque no Porto, paraibano Hulk desperta interesse do Milan
Da Redação
Com Globoesporte.com


O atacante paraibano Hulk, um dos destaques do Porto, fica no clube português, apesar do assédio de dois grandes clubes da Europa. Segundo o jornal italiano "Gazzeta dello Sport", o Milan recebeu um não à proposta de cerca de €16 milhões (R$ 36,4 milhões) pelo artilheiro do Campeonato Português, com 22 gols.

O Porto também teria recusado proposta do Chelsea, que, segundo o diário, teria oferecido uma quantia ligeiramente maior que a do time italiano. A ideia do Porto seria valorizar o jogador com a participação na Liga dos Campeões da Uefa na próxima temporada, e só depois disso, discutir uma possível transferência.

O paraibano Hulk tem 24 anos e está no Porto desde 2008, quando deixou o Tokyo Verdy, do Japão. No Brasil, o atacante defendeu as divisões de base do São Paulo e do Vitória, mas foi no clube baiano que o jogador despontou profissionalmente. Hulk tem contrato assinado com o Porto até 2014.

Rombo bilionário com apagão de combustíveis

Rombo bilionário com apagão de combustíveis
Com a disparada do preço do etanol, que subiu mais de 30% nos postos de combustível desde o início do ano, os motoristas migraram em massa para a gasolina, provocando escassez do produto. Faltou combustível em alguns postos do interior de São Paulo e a Petrobrás e os usineiros chegaram a importar gasolina e etanol.

A situação é resultado da queda da produção de etanol, provocada pela entressafra da cana e pela alta do preço do açúcar, mas reflete também um problema estrutural do País. Com o aumento da frota de veículos e o crescimento da economia, e sem investimentos compatíveis na produção de gasolina, diesel e etanol, o País começa a viver um "apagão" de combustíveis.

O consumo de derivados de petróleo (gasolina, diesel e nafta) ultrapassou a produção local, impulsionando as importações, que ficam cada vez mais caras com o aumento do preço do petróleo lá fora. Em geral, a Petrobrás prioriza a produção de gasolina localmente e concentra as importações em diesel e nafta.

A situação vai provocar um déficit de US$ 18 bilhões na balança de derivados de petróleo este ano, conforme projeção da RC Consultores. Em 2010, as importações de derivados ultrapassaram as exportações em US$ 13 bilhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento. Em 2000, o rombo era de US$ 3,2 bilhões.

Diferente do "apagão" de energia elétrica, que interrompe a produção nas fábricas e deixa as cidades às escuras, a falta de combustível é sanada com importações, desde que a situação não seja muito grave. "A população pode não perceber, mas vivemos um estrangulamento do setor de combustíveis, um apagão", disse Adriano Pires, diretor executivo do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

O problema é que a situação aumenta a vulnerabilidade externa do País. Em 2010, o superávit comercial chegou a US$ 20,3 bilhões, mas poderia ter sido 64% maior não fosse o rombo dos combustíveis. O resultado da balança ameniza o déficit em conta corrente (resultado das transações externas do País, incluindo remessas de lucros e viagens internacionais), que deve atingir US$ 61,5 bilhões este ano.

Em 2010, pela primeira vez desde 2000, o País comprou mais derivados do que petróleo bruto. Foram adquiridos 27,38 milhões de metros cúbicos de derivados ante 19,66 milhões de óleo bruto, conforme a Agência Nacional de Petróleo (ANP). "Ficamos mais dependentes da importação de derivados, que têm valor agregado mais alto", disse José Augusto de Castro, vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).

Descompasso. Uma das principais armas do governo para tirar o País da crise global foi estimular a venda de automóveis com incentivos fiscais. Em 2010, foram licenciados 3,52 milhões de veículos, mais que o dobro dos 1,49 milhão de 2000. A frota atual é de 32,5 milhões de carros, ônibus e caminhões.

Esse crescimento, porém, não foi acompanhado pelo aumento na produção de combustíveis. No ano passado, o País consumiu 117,9 milhões de metros cúbicos de derivados de petróleo, 11% a mais do que produziu. Até então, a oferta se equiparava ou superava a demanda. "Não temos refinarias suficientes para atender ao crescimento da economia", disse Fábio Silveira, sócio-diretor da RC Consultores. A Petrobrás tem quatro em construção, mas a produção de derivados só deve crescer em 2013.


Estadão     WWW.PARAIBAAGORA.COM.BR