terça-feira, 31 de maio de 2011


PGE/PR cancela aposentadorias de ex-governadores

PGE/PR cancela aposentadorias de ex-governadores
PGE constata insconstitucionalidade e cancela aposentadorias de ex-governadores do PR

O governo do Paraná cancelou nesta terça-feira (31) as aposentadorias de quatro ex-governadores. Mário Pereira, Jaime Lerner, Roberto Requião e Orlando Pessuti receberiam R$ 24.117,62 hoje. O dinheiro depositado na conta corrente dos políticos é o mesmo valor atribuído ao governador no exercício do cargo.

A PGE (Procuradoria Geral do Estado) entendeu que os benefícios são irregulares, por não estarem previstos no texto constitucional. Apenas as aposentadorias e pensões concedidas no período anterior a 1988, com base na Constituição de 1967, foram reconhecidas como legais, pois o texto previa que os ex-governadores poderiam usufruir dos benefícios.

.A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) já ajuizou dez ações contra Estados que pagam pensão vitalícia a seus ex-governadores, sendo que sete delas receberam parecer favorável ao cancelamento. Além do Paraná, a OAB ajuizou ações contra Paraíba, Acre, Piauí, Rio Grande do Sul, Amazonas, Sergipe, Pará, Rondônia e Mato Grosso

R7  pb agora

Campina Grande celebra 28 anos do Maior São João


Por Lidianne Costa
Idealizado em 1983, pelo poeta Ronaldo Cunha Lima, na época o prefeito de Campina Grande, que pensou em uma área para a realização do evento e criou o Parque do Povo, O Maior São João do Mundo é considerado a maior festa popular do país. Realizado entre junho e julho no Parque do Povo, em um espaço de pouco mais de 42 mil e 500 metros quadrados, forrozeiros vindos de várias partes do Brasil podem dançar o mais autêntico forró. Misturando xote, xaxado e baião, reuni milhares de pessoas, que dançam ao som do triângulo, da zabumba e da sanfona. Este ano a cidade de Campina Grande realizará a festa do dia 03 de junho a 03 de Julho.
Durante os 30 dias de forró apresentam-se no Parque do Povo artistas de renome nacional e artistas locais. Cantadores de coco, poetas populares, quadrilhas juninas, tudo isso faz de Campina um verdadeiro celeiro de artistas do povo. Sobre o Parque do Povo Renata Silveira, estudante campinense diz: “é lugar onde todo mundo se encontra, é um símbolo do São João de Campina”. No local existe uma cidade cenográfica com várias replicas de prédios históricos da cidade. Na cidade cenográfica encontramos a VILA NOVA DA RAINHA, que foi uma das primeiras “praças de desenvolvimento econômico” da cidade. A Vila Nova da Rainha foi o principal “motor” de propulsão para o crescimento de Campina Grande e por isso ganha destaque na decoração do São João.
Este ano o Parque o do Povo contará com a presença de diversos grupos folclóricos e de tradições populares de acordo com a Secretária de Cultura municipal Eneida Agra Maracajá “os grupos já foram convocados”. O forró pé-de-serra e as quadrilhas juninas também fazem parte do cenário da festa. Ainda no Parque do Povo podemos encontrar muitas barracas, onde a culinária nordestina não é esquecida. São mais de duzentas barracas, pavilhões e quiosques onde é possível apreciar pratos típicos tais como buchada de bode, cuscuz com carne guisada, pamonha, pé de moleque, delícia de macaxeira, tapioca, curau, bolo de milho, etc. “É uma festa boa e muito esperada, dá para garantir uma renda extra”, disse Maria Salete, que possui uma barraca na parte inferior do Parque do povo desde 2001.
Além do Parque do Povo é possível encontrar nas ruas da cidade pessoas que ficam a noite ao redor da fogueira, comendo comidas típicas de milho, comemorando as Festas Juninas com seus familiares e amigos. A cidade inteira se transforma em um grande arraial, onde a nossa cultura ganha espaço na mídia.
A movimentação que gira em torno da festa, aquece a economia da cidade, hotéis e restaurantes ficam lotados o mês inteiro e com responsabilidade a diversão é garantida. “A cultura, o povo e a união de todos em torno de uma festa popular, muito bonita” para a publicitária cearense Daniele Nóbrega, que acompanha há 5 anos o São João de Campina , esse é o segredo da festa.   Enfim esse é um evento que vale a pena conhecer. É parada obrigatória para turistas de todo o Brasil e porque não dizer do Mundo!
http://www.reporterjunino.com.br/2011/index.php/noticias/104-campina-grande-celebra-28-anos-do-maior-sao-joao.html   portal ne

CALÇAMENTO DE SÃO MIGUEL EM PLENA AÇÃO.


hoje pela manhã 31 de maio, o prefeito Nobinho Almeida esteve fiscalizando as obras de pavimentação de ruas no distrito de São Miguel no Município de Esperança, acompanhado do secretário de Obras Niedson e do secretário de comunicação Nahim Galileu. Uma cobertura em 100% de serviços de pavimentação em vias públicas. É o que vem realizando o Prefeito Nobinho Almeida, no Distrito de São Miguel, atendendo uma antiga reivindicação dos seus moradores.
Os serviços foram iniciados no último dia 10 de maio sob a responsabilidade da Construtora RF Construção, Incorporação e Imobiliária LTDA, que vem trabalhando nas ruas Projetada, João Pessoa, Projetada 1, 2 e 3,e 4, Rua Bahia, Rua Aracajú e Rua Recife. Ao toda são 9 ruas que vão ganhar toda infra-estrutura de calçamento no valor de R$ 301.028,28, recursos fruto de uma emenda do ex-deputado Armando Abílio.
A recomendação do Prefeito Nobinho Almeida, é que São Miguel se torne um canteiro de obras e quando concluídos os serviços, proporcionar melhores condições de vida para toda a população. Na oportunidade visitou a área onde será loteada para construção de casas populares na entrada da cidade de Esperança perto da comunidade dói Zé Lopes.
 É assim que trabalha a Gestão Esperança de Todos,
Você faz o futuro!

Abílio Afirma: Nunca Rompi com o Prefeito Nobinho Almeida e não serei candidato em Diamante



Após inúmeros comentários dos esperancenses e da imprensa que o ex-Deputado federal Armando Abílio teria rompido politicamente com o atual prefeito Nobinho Almeida (PTB).  A Equipe do Portal NE procurou o atual presidente do PTB, que iria para seu quinto mandato consecutivo na Câmara federal, mas não conseguiu êxito nas eleições passadas, voltou a atuar como médico na casa de Saúde e Maternidade São Francisco de Assis, conciliando com um trabalho junto ao conselho de Desenvolvimento de Esperança que atualmente tem como bandeira solucionar a precariedade do Abastecimento de Água no município.
Armando Abílio recebeu nossa equipe em sua residência, onde nossos repórteres conversaram mais de 2 horas sobre diversos assuntos que englobam a cidade e também o estado. Armando durante toda a conversa enfatizou que o município de Esperança ocupa o ranking de 11º em arrecadação no Estado e que é necessário a conscientização dos munícipes para com o porte da cidade.
Perguntado sobre o principal motivo de a universidade Federal ainda não ter vindo para Esperança, Abílio diz que a falta mobilização política foi um dos principais fatores, e lembrou-se da audiência pública feita em março de 2010, onde o Reitor da UFCG professor Thompson Mariz esteve presente bem como o apoio logístico prometido pela atual gestão municipal para que houvesse a implantação de um pólo universitário.
O ex-parlamentar mencionou que o município não tem mais a competitividade que tinha na década de 80, período em que a economia deu um “levante” com a produção de Batatinha desenvolvida a partir de 1975 com o Projeto Polonordeste concretizando assim o advento do o ciclo da Batatinha, com a instalação de um frigorífico para a conservação da semente com capacidade de 1000 toneladas em 1981. “Venhamos e convenhamos, Esperança hoje não pode pensar mais em Batatinha, a competitividade com outros estados, não existe mais, e eu pergunto: Poderíamos muito bem pegar o local onde está edificado o antigo frigorífico e destinar para UFCG não é? Com isso teremos como trazer o campus ou pólo universitário.
O Presidente do PTB ainda respondeu sobre a aliança política com o atual prefeito Nobinho Almeida, que segundo populares estava balanceada: “É! Esse comentário, nada cai do céu, Nunca Rompi com o Prefeito Nobinho Almeida, na verdade, o que houve foi uma divergência de idéias sobre a manutenção dos recursos de camará, e isso faz parte da democracia, enquanto Nobinho apostava e continua apostando no compromisso do governo, eu defendia a manutenção dos recursos, sempre mantivemos uma convivência respeitosa e contra fatos não é argumento, a maior prova disso é o meu compromisso com a administração e injetar mais de 20 milhões em emendas para o município de Esperança, e outra coisa, somos do mesmo partido, a vice-prefeita Rosa é do mesmo partido, então esses comentários foram sem noção.
Perguntado sobre a possível mudança de partido do atual prefeito Nobinho Almeida para o PSB, Abílio muito seguro respondeu que não acredita na saída do correligionário, “Nobinho me informou que foi convidado pelo governador, mas eu particularmente não acredito na saída dele para outro partido porque, o PTB deu legenda, apostou e nós consolidamos juntos, a vitória de um grupo político que pregava uma mudança”.
Abílio ainda respondeu a pergunta que assolava a imprensa paraibana em primeira mão: “Não serei candidato a Prefeito de diamante, meu pai foi prefeito e seu maior sonho era que eu me torna-se prefeito do município que ele tanto amava, mas deixo bem claro que não serei candidato, o tempo hoje é para me dedicar ao meu oficio que é de ser médico. Afirma o deputado.
Depois de quase 20 anos de atividades parlamentares, o ex-deputado que é médico de formação volta após uma reciclagem profissional, a exercer a medicina trabalhando dois dias da semana na cidade de Remígio, na Casa de Saúde e Maternidade de Esperança e que está em seus planos tirar um plantão por semana na cidade de Diamante.
PORTALNE

segunda-feira, 30 de maio de 2011


Em Setembro vem ai! II - Fercomércio


Ricardo avisa aos professores que só 

negocia após volta ao trabalho






Ricardo chama greve dos professores de
Ricardo chama greve dos professores de "brincadeira"
Leia mais
Palácio é tomado por professores e manifestação termina em confronto
Greve está mantida e professores invadem o Palácio; veja vídeo
Jhonathan Oliveira
O governador Ricardo Coutinho (PSB) disse nesta segunda-feira (30) que só vai negociar com os professores grevistas quando eles retornarem às salas de aula. Durante o programa ' Fala Governador', na rádio oficial, ele afirmou que o Governo cumpriu todas as reivindicações da categoria e que o comando de greve descumpriu o acordo que havia sido feito. Sobre o corte de ponto, Ricardo afirmou que os profissionais já haviam sido avisados que isso aconteceria. O chefe do Executivo classificou o movimento de "brincadeira".
Ricardo disse que já foram concedidos benefícios aos professores que fazem com que os alário da Paraíba seja 29, 7 % acima do piso nacional. “Se a reivindicação desde o começo era o piso e o Governo está pagando 30% acima, como é que possível deixar os alunos sem aula. Atendemos tudo e demos algo mais e mesmo assim eles se furtam a trabalhar”, disse.
“Eu peço que eles tenham bom senso e retomem as aulas. Essa é a única forma de recuperar o diálogo, pois os dois acordos que foram feitos acabaram quebrados pelo comando de greve”, acrescentou Ricardo Coutinho.
Com relação ao desconto no salário dos grevistas, o governador disse que existia um limite para negociação e que os profissionais sabiam que isso poderia acontecer. Ele ainda comparou a categoria ao comércio e disse que, como os professores não trabalharam, não poderiam receber.
Ricardo também classificou a greve como um movimento político. “Eles não podem negar o direito das pessoas assistirem às aulas e ao mesmo tempo fazer uma disputa política com o Governo. Tá na hora de parar de brincadeira”, completou.
Em entrevista ao programa Polêmica Paraíba o secretário de Educação, Afonso Scocuglia, disse que o movimento grevista está sendo feito apenas por uma minoria de professores. Segundo ele, cerca de 80% dos profissionais estão dando aula normalmente. “É lamentável que o movimento de professores, que é feito por uma minoria, tenha resolvido radicalizar após o cumprimento, por nossa parte, de uma série de reivindicações”, afirmou.
Atualizada às 13h34min   PARAIBA 1
CONFIDÊNCIAS DE GUERRA: CÁSSIO SÓ ASSUME COMANDO DO PSDB NA PARAÍBA SE FOR CANDIDATO EM 2014PDFImprimirE-mail

A convenção nacional do PSDB, realizada sábado em Brasília, rendeu confidências sobre os bastidores do ninho tucano na Paraíba – a principal delas é que a cúpula do partido apresentou condicionantes ao senador eleito Cássio Cunha Lima para assumir o comando local da legenda: ser candidato ao Governo do Estado em 2014, disputando o Palácio da Redenção contra seu aliado Ricardo Coutinho (PSB).

Cunha Lima se recusa, porém, a assumir o compromisso.

As confidências foram feitas ao repórter Ytalo Kubitschek, da CBN João Pessoa, pelo próprio presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, na noite de sexta-feira no Centro de Convenções Brasil 21, véspera da convenção.

“Para assumir o comando do partido, precisa nos dar esta segurança”, disse Guerra, que admitiu estar sendo difícil convencer Cunha Lima.

“Ele está se esquivando”.

“Vamos respeitar a decisão dele, mas não aceitamos mais o PSDB sem candidatura. Cássio é o nome do partido para 2014”, acrescentou Guerra.

Apesar de deixar o partido na expectativa, Cunha Lima foi um dos convencionais mais festejados no encontro tucano. “É a maior liderança na Paraíba”.

O que está planejado para 2014
O presidente nacional do PSDB ainda revelou que o senador Cícero Lucena será mesmo candidato a prefeito da Capital. E adiantou como o partido administrará a candidatura:

Se perder, enfrentará reeleição ao Senado. Se ganhar, abrirá brecha para que Cunha Lima se componha em 2014 com quem desejar.

PortalCorreio  PARAIBA AGORA


      RECORDAÇÃO DO FORROZÃO SÃO MARCOS 

                                         COM TOM OLIVEIRA
No dia 16 de julho de 2011, a partir 22:00h, no sitio Mulatinha(4km da cidade de Esperança-Pb), acontecerá a Recordação do Forrozão São Marcos, com as bandas: Luan Forro Estilizado, Tinho e Tom Oliveira. Informaremos a inicialização das vendas dos ingressos. Fique atento...
Para maiores informações, veja nossa area de contatos neste site ou ligue no telefone: 99710408 ou 99217152
www.forrozaosaomarcos.com



GOVERNO DIVULGARÁ LISTA DE POLÍTICOS DONOS DE RÁDIOS E TVSPDFImprimirE-mail

O Ministério das Comunicações passará a divulgar em seu site, a partir de segunda-feira, a lista dos donos de concessões de rádio e TV no País - incluindo os 56 deputados e senadores que são sócios ou têm parentes no comando de emissoras. A lista é uma antiga reivindicação de entidades de fiscalização do setor e já havia sido divulgada em 2003, mas foi retirada do ar em seguida por pressão de políticos contrários à divulgação.

Dos 594 parlamentares, 56 são sócios ou têm parentes no comando de emissoras. Desses, 12 são do PMDB, partido que presidiu o País no governo de José Sarney (PMDB-AP), quando houve grande distribuição de concessões em troca de apoio político no Congresso. O DEM vem logo em seguida, com 11 congressistas na lista. O partido era aliado do governo Sarney e comandava o Ministério das Comunicações, que na época era ocupado por Antonio Carlos Magalhães - cuja família controla um grupo de rádio e TV na Bahia. A legislação atual não impede que políticos sejam sócios de rádio ou TV, mas é vedada sua participação em cargos de diretor. A prática enfrenta acusações de uso das emissoras para alavancar candidaturas e prejudicar adversários. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, recentemente defendeu a proibição de que políticos sejam sócios de emissoras, mas a proibição é considerada politicamente inviável. Procurados, alguns dos parlamentares citados na lista do ministério disseram não ser mais sócios das emissoras, mas que a mudança ainda está em processo.

Terra   PARAIBA AGORA

CÁSSIO COMENTA DECISÃO DO TSE E DIZ QUE SEU RECURSO NÃO VOLTARÁPDFImprimirE-mail

O ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima comentou hoje, em Brasília, onde participou da 10ª Convenção Nacional do PSDB, a recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) segundo a qual todos os recursos referentes à Lei da Ficha Limpa terão que ser analisados em plenário naquela Côrte. O tucano acredita que este entendimento não se aplicará ao seu caso, cujo relator no Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, já se posicionou pela liberação de seu registro. Cássio disse que a decisão do TSE vale apenas para os recursos que tramitam naquela Côrte:

- Creio que houve uma interpretação equivocada sobre isso. O que o TSE entendeu é que a decisão plenária será para os processos que ainda estão no TSE. Seria ilógico que o TSE estivesse se sobrepondo ao STF. Voltar ao plenário não teria lógica. Não teria sentido fazer com que uma decisão do STF tivesse que passar pelo crivo do TSE.

A respeito da disputa com Cícero Lucena pela presidência do diretório estadual do PSDB, Cássio previu uma nova conversa na próxima semana, em Brasília:

- Combinamos que haveria a prorrogação do diretório estadual por mais 90 dias para que os delegados tivessem direito a voto. Acredito que na semana que vem teremos essa conversa. Chegou a hora de acertar os passos daqui para a frente. O prazo está estabelecido. Nos próximos três meses, a convenção deverá ser realizada. O que estou defendendo é que o partido possa fixar calendário com antecedência e realize as convenções em todos os municípios. É preciso cumprir essa etapa para realizar a convenção estadual.

Parlamentopb  PARAIBA AGORA

GOVERNO DO ESTADO VAI INVESTIR MAIS DE R$ 10 MILHÕES EM SANEAMENTO BÁSICO EM GUARABIRA O anuncio aconteceu na 10ª plenária do Orçamento Democrático


O governador Ricardo Coutinho anunciou investimentos de mais de R$ 10 milhões no saneamento e esgotamento do município de Guarabira dentro dos recursos do PAC 1 e PAC 2. Os investimentos possibilitarão que o município saia de 60% da sua área saneada para mais 90% 



O anuncio aconteceu na 10ª plenária do Orçamento Democrático da 2 ª região geoadministrativa no ginásio da Escola Estadual José de Soares Carvalho, em Guarabira. Na ocasião, o governador também assinou ordens de serviços para a reforma e ampliação de escolas estaduais em Guarabira, Bananeiras e Belém, conclusão de um ginásio esportivo em Belém e a construção de 20 habitações em Solânea. Serão investidos R$ 2,3 milhões na região do Brejo.



O governo está investindo R$ 575 mil para a construção das casas e na infraestrutura como saneamento, luz e água, garantindo um bom nível de habitabilidade para as pessoas de baixa renda.



As escolas beneficiadas pelo governo serão a Emiliano de Cristo, em Guarabira, no valor de R$ 551 mil. Além da reforma, o estabelecimento será beneficiado com a construção de laboratórios de Biologia, Ciências, Informática, Matemática, Física, Biologia, linguagem e para o ensino técnico de modelagem, produção de vestiários, tecidoteca e plotagem e recorte.  



Em Bananeiras, o governo inicia a reforma e ampliação da Escola Estadual José Rocha Sobrinho. Com um investimento de R$ 481, a escola também ganhará quatro salas de laboratórios, sala de informática e para ensino técnico de recepção e governança e restaurante. A escola Márcia Guedes de Carvalho, em Belém, também será reformada e ganhará um ginásio com vestuário. O investimento é de R$ 635 mil e o prazo para a conclusão das obras é de 150 dias.



Educação – O governador anunciou que recebeu a confirmação do Ministério da Educação de que a cidade de Guarabira ganhará um dos seis Campus do IFPB que serão implantados na Paraíba. O secretário de Educação, Afonso Scocuglia,  destacou o avanço da Paraíba ao pagar um valor maior que o piso salarial aos professores que trabalham 30 horas (R$ 926,17) mais uma bolsa de R$ 230,00. O menor valor pago ao professor básico será de R$ 1.157,00.  



Na área da saúde, o governador Ricardo Coutinho afirmou que o Estado irá buscar a prefeitura de Guarabira para instalar um centro de referência à pediatria. “O secretário de Saúde, Waldson de Sousa, vai buscar diálogo com as prefeituras porque sabemos  que a pediatria está numa situação muito delicada e é papel das prefeituras investir os recursos do Fundo Municipal de Saúde na média complexidade”.



Também serão investidos R$ 562 mil para a ampliação do Hospital Regional de Guarabira e garantida a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ainda este ano. 



Habitação – A construção de 427 casas populares foi anunciada para a região do Brejo num total de mais de R$ 3 milhões. Serão construídas 60 casas em Araruna, 11 em Bananeiras, 35 em Belém, 30 em Cacimba de Dentro, 10 em Caiçara, 30 em Casserenge, 32 em Cuitegi, 20 em Logradouro, 20 em Pilões, 26 em Pirpirituba, 30  em Riachão, 50 em Sertãozinho e 20 em Solânea.

Secom-PB      PARAIBA AGORA

domingo, 29 de maio de 2011


MORTE NA BR 104.


Uma colisão de uma moto e um ônibus as 22:00 desta última sexta feira dia 27/05/2011, nas proximidades do açude riacho amarelo, BR 104 trecho São Sebastião de Lagoa de Roça - PB Esperança – PB deixou como vitima fatal o jovem Alessandro(foto), ele tinha 24 anos e era funcionário do grupo Ferro Ferragens da cidade de Esperança - PB , no momento da colisão Alessandro pilotava uma moto e voltava pra casa no Sitio Santarém município de São Sebastião de Lagoa de Roça onde residia com sua família .

Fonte:Blog do Verador Amazan E  ANDRADE NOTICIAS

MENINA CHEGA MORTA EM HOSPITAL DE ESPERANÇA HOJE DIA 29/05 PELA MANHÃ VITIMA DE AFOGAMENTO NO SITIO PERTO DE MEIA PATACA.
A CRIANÇA TINHA UM ANO E SETE MESES DE VIDA, AO BRINCAR PERTO DE UM BARREIRO A MENINA CAIU DENTRO, E NÃO CONSEGUIDO SE SALVAR, TAMBÉM POR SE TRATAR DE UMA CRIANÇA, OS PAIS ESTAVAM DESESPERADOS COM O ACONTECIDO. 
SEGUNDO O RAPAS QUE A TROUXE ELE DISSE QUE QUANDO A PEGOU ACHA QUE ELA  JÁ ESTAVA MORTA MAIS NA HORA FOI SÓ CORRER PRO HOSPITAL.
A CRIANÇA FOI SOCORRIDA PELE POLICIA MILITAR DE ESPERANÇA.
A PEDIDO DA FAMÍLIA NÃO FOI COLOCADA FOTO E NEM O NOME DA CRIANÇA.

Grande estrela baiana do axé music adota menina de 2 anos na Paraíba; cantora ainda estaria de olho em mais uma menina do 

mesmo abrigo

Grande estrela baiana do axé music adota menina de 2 anos  na Paraíba; cantora ainda estaria de olho em mais uma menina do mesmo abrigo
Daniela Mercury adota menina de 2 anos na Paraíba A mãe de Gabriel e Giovanna estaria ainda de olho em mais uma menina do mesmo abrigo no estado nordestino  


Daniela Mercury é mamãe novamente. Segundo o colunista Ancelmo Gois, do jornal carioca "O Globo", deste domingo (29), a cantora baiana acaba de adotar uma menina de 2 anos em um orfanato na Paraíba, como havia antecipado a colunista Telma Alvarenga, do CORREIO.


A Rainha do Axé, que já é mãe de Gabriel e Giovanna, estaria ainda de olho em mais uma menina do mesmo abrigo no estado nordestino. As informações são do Ego.

No último dia 25 de maio, Daniela postou em seu twitter a seguinte mensagem “Hoje é o dia nacional da adoção. Para adotar busque na rede, tribunal de justiça vara da infância e juventude do seu Estado” até o momento o casal não confirmou a adoção.   


Redação   pb agora

sábado, 28 de maio de 2011


Estado paga folha nesta segunda e terça

Estado paga folha nesta segunda e terça
O Governo do Estado paga nesta segunda (30) e terça-feira (31) a folha de pagamento referente ao mês de maio.

No primeiro dia recebem aposentados e pensionistas, e no segundo dia, o pessoal da ativa.

"Mais uma vez o pagamento acontece dentro do mês trabalho. Desde o início do governo que estamos mantendo essa prática, exceto o mês de janeiro, quando foi preciso organizar a folha antes de efetuar o pagamento", afirmou o secretario da Administração, Gilberto Carneiro.


Secom-PB pb agora

A PARTIR DESTE SÁBADO, 35 CIDADES PARAIBANAS TERÃO LIGAÇÃO DDD COM CUSTO DE LOCALPDFImprimirE-mail
A partir deste sábado (28), usuários de telefones fixos de 39 regiões metropolitanas e três regiões integradas de desenvolvimento poderão realizar chamadas para municípios vizinhos, com o mesmo código de área nacional (DDD), ao custo de ligação local. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida beneficiará até 68 milhões de pessoas em todo o Brasil, em cerca de 560 municípios.

A mudança foi aprovada em janeiro pelo Conselho Diretor da Anatel e faz parte do novo regulamento sobre áreas locais para o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), que amplia os critérios de definição de áreas locais, que passa a abranger o conjunto de municípios pertencentes a uma região metropolitana ou região integrada de desenvolvimento (Ride) que tenham continuidade geográfica e pertençam a um mesmo código nacional de área (DDD).

O novo regulamento também estabelece que as novas situações que se enquadrem na definição de Áreas com Continuidade Urbana ou em decorrência de solicitação fundamentada por parte da concessionária de telefonia fixa na modalidade do serviço local, serão revistas anualmente. Segundo a Anatel, as revisões de configuração da área local resultante da criação ou da alteração de regiões metropolitanas ou de Rides ocorrerão junto com as revisões quinquenais dos Contratos de Concessão. Os valores de ligações entre fixos e móveis - e vice-versa - não sofrerão mudanças com as alterações de áreas locais.

Veja se a sua cidade será contemplada pela decisão:

RM Campina Grande (PB):
Alagoa Nova, Areial, Aroeiras, Barra de Santana, Boa Vista, Boqueirão, Campina Grande, Caturité, Esperança, Fagundes, Gado Bravo, Ingá, Itatuba, Lagoa Seca, Massaranduba, Matinhas, Montadas, Pocinhos, Puxinanã, Queimadas, Riachão do Bacamarte, Roça, Serra Redonda

RM João Pessoa (PB):
Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Mamanguape, Pitimbu, Rio Tinto, Santa Rita

G1 paraiba agora

NA PARAÍBA: PROJETO PREVÊ SALÁRIO MÍNIMO PARA EX-PRESIDIÁRIOSPDFImprimirE-mail

Um projeto que visa contribuir para a ressocialização de ex-presidiários promete causar polêmica na Paraíba. O programa prevê o pagamento de um salário mínimo para aqueles que saírem da prisão por um período de até seis meses. O benefício está sendo planejada pelo secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Harrison Targino, e será apresentada nos próximos dias ao governador Ricardo Coutinho.

O benefício consiste na transferência direta de renda para os apenados que cumprem suas penas e encontram dificuldades para se reinserir no mercado de trabalho. "Com a ação, o governo estaria beneficiando aquelas pessoas que deixam as cadeias e não conseguem ser absolvidas novamente pelo mercado de trabalho. Na proposta, o estado doaria por cerca de seis meses, ou até menos, dependendo da situação, um auxílio financeiro de um salário mínimo para dar condições que esta pessoa recomece uma rotina longe do crime. Se não garantirmos a oportunidade deste cidadão se recuperar, vamos continuar tendo problemas porque infelizmente, nosso sistema carcerário não recupera", frisou o secretário.

Na proposta inicial que está sendo formulada pela Secretaria, ao sair da cadeia, após ser aprovados por uma avaliação de comportamento, o ex-detento seria beneficiado com um salário mínimo mensal. Para receber a quantia, o cidadão também deverá comprovar a finalidade do recurso, que seria disponível apenas para a compra de alimentos e vestuário. Com a ação, o secretário acredita que a Paraíba dará um passo bastante significativo na fomentação de uma política de ressocialização. "Uma outra meta é fazer com que o preso saia da cadeia com uma profissão, por isso, estamos procurando entidades públicas e privadas que queiram firmar parcerias neste sentido", completou Harrison.

Uma das ideias de capacitação profissional dos detentos já começou a ser definida através de uma parceria entre o governo e a Federação das Indústrias do Estado (FIEP) que utilizando da estrutura oferecida pelo Senai, pretende qualificar 5% do total de apenados que se aglomeram nas 67 cadeias públicas e 17 presídios instalados na Paraíba.

De acordo com Buega Gadelha, presidente da FIEP, a entidade tem o interesse de participar deste processo. "O gestor tem que interagir com a sociedade, participando das soluções sociais. Temos interesse de participar de políticas públicas, usaremos nossas 60 unidades móveis para disponibilizar cursos de capacitação e qualificação para os detentos como: pedreiro, eletrônica, mecânica, entre outros" confirmou. Segundo a coordenação estadual do Senai/PB, a meta é qualificar até o final do ano, cerca de 400 detentos através de atividades espalhadas por todo o estado da Paraíba.

Db paraiba agora

sexta-feira, 27 de maio de 2011



Sindicato vai avaliar fim da greve dos professores estaduais na próxima segunda-feira

Sindicato vai avaliar fim da greve dos professores estaduais na próxima segunda-feira
Sete regionais de ensino se manifestam pelo fim da paralisação e greve dos professores pode ter fim já na 2ª; “Só vai depender de RC”, avisa sindicalista

A greve dos professores da rede estadual de ensino pode chegar ao fim na próxima segunda-feira (30). Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado da Paraíba (Sintep), Antônio Arruda, isso só deve acontecer se o governador Ricardo Coutinho modificar a proposta do Governo.

“Se isso não acontecer, vou defender a continuidade da greve”, avisou.

Uma assembléia geral será realizada para avaliar o encerramento do movimento paredista.

Na Paraíba, das 11 regionais existentes no Estado, sete já se manifestaram pelo fim da greve. Apesar da sinalização da maioria, isso não implica no encerramento da paralisação.

- Essas propostas não significam o fim do movimento, elas são propostas indicativas para a assembleia geral estadual – explicou o presidente do Sintep.


PB Agora