domingo, 22 de julho de 2012

PREFEITO NOBINHO PODE SER LIVRADO DA IMPUGNAÇÃO DE CANDIDATURA



Após ter sua candidatura contestada pelo Ministério público na última sexta-feira dia 13, o atual prefeito do município de Esperança e candidato a reeleição Nóbson Pedro de Almeida (Nobinho – PSB), começou a preparar sua defesa para julgamento que decidirá sua permanência como candidato.
O motivo principal do questionamento a cerca de sua candidatura é a sentença de um processo que resultou na cassação de seu mandato no ano de 2009 em primeira instância, sua acusação seria de abuso de poder econômico, poder político e outros, dando como pena a inelegibilidade por 3 anos.
Em consulta ao site do TSE – Tribunal Superior eleitoral é possível visualizar que o relator do processo da vice-prefeita Rosemary Bronzeado (PTB) toma como decisão que:
1. O acórdão impugnado mediante o especial, cujo processamento busca-se alcançar, implicou a manutenção da sentença recorrida quanto à declaração da inelegibilidade da ora agravante pelos três anos subsequentes ao pleito de 2008. O período já se encerrou.
(Trecho da decisão do processo relatado pelo Ministro Marco Aurélio)

Portanto, caso o candidato tenha um pedido de impugnação, ele não poderá ser impedido de disputar o pleito, o processo que fora julgado em Esperança, o tornava inelegível a partir do pleito de 2008, fazendo com que o período de inelegibilidade de 3 anos, perdurasse até o ano de 2011 e como consequência Nobinho e Rosa estariam aptos a disputar o pleito de 2012.
Ficha Limpa
Aprovado pelo Congresso, o projeto Ficha Limpa podeser aplicado nas eleições deste ano. No entanto, para especialistas, mesmo que a lei torne-se válida em 2012, dificilmente a medida impedirá políticos de se candidatarem, pois a maioria avalia que só os que forem condenados depois que a lei entrar em vigor ficarão inelegíveis.
Lewandowski interpreta que “A lei só pode retroagir para beneficiar alguém. Nunca pode prejudicar. Esse princípio vale no direito penal. Em tese, pode se aplicar na norma.”
Contudo, a Corte do STF entendeu que a nova lei (Lei Complementar 135/2010) pode retroagir para atingir candidatos que tenha sido condenados por “órgãos judiais colegiados” ou seja, em (segunda instância) antes da data de vigência da lei (4/6/2010).
O Caso Nobinho Almeida, julgado em 2010 pelo TRE lhe dá inocência, e automaticamente a lei Ficha limpa não poderia retroagir para prejudicá-lo, pois como bem afirmou Lewandowski “A lei só pode retroagir para beneficiar alguém. Nunca pode prejudicar”
É válido lembrar que o processo de impugnação terá de passar pelas mãos da Juíza da 19ª Zona Eleitoral Lua Yamaoka, e cabe a ela acatar a decisão tomada pelo relator do processo que já está encerrado conforme abaixo:

PROCESSO:
 AI Nº 648714 – Agravo de Instrumento UF: PB
JUDICIÁRIA
Nº ÚNICO:
 648714.2010.615.0000 
MUNICÍPIO:
 ESPERANÇA – PBN.° Origem: 1728
PROTOCOLO:
 345452010 – 01/10/2010 21:17 
AGRAVANTE:
 ROSIMERE BRONZEADO VIEIRA
ADVOGADO:
 EDWARD JOHNSON GONÇALVES DE ABRANTES
ADVOGADO:
 BRUNO LOPES DE ARAÚJO
AGRAVADO:
 MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL
RELATOR(A):
 MINISTRO MARCO AURÉLIO MENDES DE FARIAS MELLO 
ASSUNTO:
 AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL – ABUSO – DE PODER ECONÔMICO – DE PODER POLÍTICO / AUTORIDADE – CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO – CAPTAÇÃO OU GASTO ILÍCITO DE RECURSOS FINANCEIROS DE CAMPANHA ELEITORAL – PREFEITO – VICE-PREFEITO 
LOCALIZAÇÃO:
 TRE-PB-TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA PARAIBA 
FASE ATUAL:
 08/03/2012 13:27-Documento expedido em 08/03/2012 para TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA PARAIBA
  DECISÃO AGRAVO DE INSTRUMENTO – PERDA DE OBJETO – PREJUÍZO.
1. À folha 410, prolatei o seguinte despacho:
AGRAVO DE INSTRUMENTO – PERDA DE OBJETO – ELUCIDAÇÃO.
1. O acórdão impugnado mediante o especial, cujo processamento busca-se alcançar, implicou a manutenção da sentença recorrida quanto à declaração da inelegibilidade da ora agravante pelos três anos subsequentes ao pleito de 2008. O período já se encerrou. 
2. Digam as partes sobre o interesse na sequência do processo.
Certificou-se, à folha 411, não ter a agravante se pronunciado.
A Procuradoria-Geral Eleitoral manifesta-se pelo prejuízo do agravo (folhas 412 a 414).
2. Declaro prejudicado, por perda de objeto, o pedido formulado.
3. Publiquem.
4. Intimem.
Brasília, 7 de dezembro de 2011.
Ministro MARCO AURÉLIO
PROCESSO PUBLICADO NO SITE DO TSE

PORTALNE

Recordando o São João.


terça-feira, 10 de julho de 2012

Seis cidades do Brejo paraibano promovem ‘Rota Cultural Caminhos do Frio’ de julho a agosto


Na região serrana do Brejo da Paraíba, as cidades de Areia, Bananeiras, Serraria, Pilões, Alagoa Nova e Alagoa Grande movimentam a cultura e o turismo paraibanos, entre os meses de julho e agosto. No período é realizada a ‘Rota Cultural Caminhos do Frio’, oportunidade em que são apresentadas manifestações culturais regionais. De 16 de julho e até o dia 26 de agosto, a Rota Cultural vai oferecer aos turistas apresentações culturais, festivais gastronômicos, oficinas de artes, atividades de ecoturismo e esportivas, feira de artesanato, exposições culturais, entre outras atrações.

A expectativa, segundo os organizadores do evento, é de que cerca de 30 mil turistas devem participar das atividades do projeto que chega este ano a sua sétima edição. Um dos diferenciais do roteiro é o clima frio, já que o inverno na Paraíba tem início em junho e se prolonga até setembro. Em julho, a temperatura na região do Brejo fica em torno de 12° graus, um fenômeno atípico no Nordeste. Outro fator positivo é a sua localização estratégica, próxima de duas principais cidades-pólos: João Pessoa e Campina Grande.

A rota cultural Caminhos do Frio é uma realização Fórum do Turismo Sustentável do Brejo, entidade que atua na promoção da cadeia do turismo na região. O projeto tem parceria do Sebrae Paraíba, apoio do Governo do Estado, Banco do Nordeste e das prefeituras dos municípios que fazem parte da ação.

Rota cultural - Cada uma das seis cidades que integram o ‘Caminhos do Frio’ tem uma rota cultural específica para oferecer aos turistas e à comunidade local. Areia é o município que inicia as atividades do projeto com a programação “Areia: Frio, Cachaça e Arte”, de 16 a 22 de julho. A abertura acontecerá com apresentação da Filarmônica Abdón Milanez, no dia 16, apartir das 17h, no Adro do Solar José Rufino. Na cidade serão oferecidas oficinas, apresentações culturais, como o espetáculo de dança do grupo Tradições Folclóricas Moenda (Areia), shows, entre eles, o das ‘Bastianas’, corrida de bike, Encontro de Capoeira e Troca de Cordéis, visitação à casa de doce ‘A Bagaceira’, entre outras atividades.

O município de Bananeiras vai oferecer a programação “Aventuras e Arte na Serra”, entre os dias 23 e 29 de julho. Na cidade, os turistas poderão participar do ‘Festival Gastronômico’ (26 de julho), de trilhas ecológicas, de apresentações teatrais e musicais, como a orquestra Sanfônica e show da banda Cabruêra.

Já entre os dias 6 e 12 de agosto, a rota cultural será realizada em duas cidades: Serraria (Natureza, Seresta e Engenhos) e Pilões (Festa das Flores, Banana e Artes). Em Serraria serão realizadas oficinas culturais, apresentações artísticas e shows, como o dos 3 do Nordeste, do ‘Paraíba Sim Sinhô’, além de sanfoneiros e seresteiros da região. O roteiro da cidade conta ainda com espetáculo de circo, com a Cavalgada da Fé e visita a engenhos.

Em Pilões, também serão realizadas oficinas artísticas, apresentações de culturais de grupos de dança Caetés e Acauã da Serra (UEPB), da orquestra ‘Sanfônica do Cariri’ e literatura de cordel “Gilberto Baraúna”, além de trilhas ecológicas na Pedra do Espinho, Cachoeira do Ouricuri e na área de floricultura.

Tributos a Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro - Em Alagoa Nova, as atividades têm inicio no dia 13 de agosto e seguem até o dia 19 de agosto, com a “Festa da Civilização do Açúcar”. Na abertura, no teatro municipal, a partir das 19h, será realizado um “Tributo aos 100 anos do Rei do Baião”.  A rota de Alagoa Nova vai contar com oficinas, como a de Berimbau Terapia, apresentações culturais, exibição de filmes, espetáculo circense, festival gastronômico, visita ao Engenho Vaca Brava, shows do Clã Brasil, de Vinicius e Sobral, Forró e Gastronomia entre outros. Estão programadas ainda a realização do VII Salão de Artesanato e o Encontro de Quadrilhas.

O Caminhos do Frio será encerrado com a rota cultural de Alagoa Grande, com a programação do “Festival de Artes Populares Jackson do Padeiro”, entre os dias 20 e 26 de agosto. Na cidade serão realizadas apresentações culturais, como a “Um olhar Jacksoniano” do grupo Outros; teatro infantil, shows com Boby e Amanda, Márcio Jr e Robério, desfile da banda marcial Paraybana. Vai acontecer ainda a abertura oficial do ‘Festival de Artes Populares Jackson do Pandeiro’ com Oliveira de Panelas, apresentações da Orquestra Cônego Firmino Cavalcante ,“A Maravilhosa Música de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga” e das Cirandeiras do Povoado Caiana dos Criolos, além do show com a banda Jackson Envenenado.

Alagoa Grande ainda vai promover a apresentação do Coco de Embolada de Manoel Batista, o Encontro dos Filhos e Amigos de Alagoa Grande, oficinas de Xilogravura, de Hip Hop e de elaboração de Projetos, a 6ª Trilha de Moto dos Engenhos, 1º Passeio Ciclístico, 1ª Exposição de Agronegócios, 12ª Cavalgada de Alagoa Grande, 2º Encontro dos Blogueiros e o VI Encontro de Dança de Rua.

Confira a distâncias dos municípios até a Capital

Estrada - A principal via de acesso ao Brejo – saindo de João Pessoa – se dá pela BR-230. A rodovia é duplicada e disponibiliza serviços como postos de gasolina, restaurantes, lanchonetes. As seis cidades envolvidas neste projeto ficam localizadas em um raio de aproximadamente 130 km de João Pessoa, e se destacam pela beleza, patrimônio histórico, artístico e arquitetônico, além da hospitalidade do seu povo.

Aérea - A Região também é atendida pelos aeroportos Internacional Presidente Castro Pinto, localizado no município de Bayeux, distante a 8 km do centro de João Pessoa, e o João Suassuna, em Campina Grande. Outra opção é viajar de ônibus de linha. Diariamente, a cada duas horas, partem ônibus do terminal rodoviário de João Pessoa e de Campina Grande.


João Pessoa
Distância
Areia
118 km
Alagoa Grande
111 km
Alagoa Nova
138 km
Bananeiras
116 km
Pilões
106 km
Serraria
123 km


STJ SUSPENDE DECISÃO QUE AFASTOU PREFEITOS PRESOS NA PARAIBA



O Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu ontem a decisão do desembargador Joás de Britto Pereira Filho, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), que determinou na última sexta-feira o afastamento dos prefeitos Renato Mendes (Alhandra), Francisco de Assis Melo (Solânea) e João Clemente Neto (Sapé), envolvidos na operação 'Pão e Circo'.

O procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, disse que vai avaliar com sua equipe os desdobramentos da decisão para poder tomar alguma providência. “Para nós foi uma surpresa em função do nível de provas que temos e de algumas situações que são importantes para o andamento do processo”.

Os gestores das três cidades são acusados de desvio de recursos públicos destinados a festejos populares. A Operação Pão e Circo foi deflagrada no dia 30 de junho.

A operação visou desarticular um esquema criminoso destinado a fraudar licitações e desviar recursos públicos federais, estaduais e municipais. As fraudes eram feitas em licitações, dispensas e inexigibilidades de licitação, contratos com bandas musicais, montagem de palcos, som, iluminação, comercialização de fogos de artifício, shows pirotécnicos, aluguéis de banheiros químicos e serviços de segurança. Foram feitas mais de 40 mil gravações com autorização judicial e as investigações também apontaram superfaturamento dos objetos contratados, inexecução de serviços e documentos forjados.

Oswaldo Trigueiro disse que o esquema era comandado por empresários dentro das próprias prefeituras. Estima-se que, nos últimos seis meses, foram desviados mais de R$ 65 milhões dos cofres públicos.

Ontem, foi disponibilizado no diário da TJPB o teor da medida cautelar que determinou o afastamento dos prefeitos.

Na decisão consta também a relação das empresas que estão proibidas de manter qualquer tipo de atividade com as prefeituras que são alvo da investigação, como Alhandra, Cabedelo, Capim, Conde, Cuité de Mamanguape, Jacaraú, Itapororoca, Santa Rita,Mulungu, Boa Ventura, Mamanguape, Sapé e Solânea, além da Funjope, órgão da Prefeitura de João Pessoa.


JP e Paraíba agora.


A reunião da Justiça e Ministério Público (eleitorais) com representantes de partidos políticos, realizada ontem em Campina, praticamente constatou de maneira consensual, exceção feita à representação do PTB: não existe impedimento legal para a realização de carreatas e passeatas durante a campanha. A limitação ficou restrita à realização de passeatas na área central da cidade. A informação está publicada na coluna Aparte, do Jornal da Paraíba.


Após uma determinação do juiz da 2º vara da Fazenda Pública de Campina Grande, Falcandre Sousa Queiroz, a prefeitura da Rainha da Borborema começa a retirar as propagandas supostamente irregulares em muros de prédios públicos.
O juiz determinou que a Prefeitura Municipal retirasse num prazo de 10 dias todas as propagandas irregulares dos prédios públicos.
Segundo advogado Rubens Nascimento, a retirada da propaganda por parte da Prefeitura apenas comprova que os argumentos da Ação Popular estavam corretos.
De acordo com Rubens Nascimento, a Prefeitura estava descumprindo o que determina a lei, utilizando o brasão da cidade com a frase “Campina não para e não pode parar” nas cores vermelha e laranja, o que de acordo com ele, supostamente configurava abuso eleitoral.
Fonte: PolíticaPB

Justiça não vai proibir carreatas em Campina


Justiça não vai proibir carreatas em Campina

A reunião da Justiça e Ministério Público (eleitorais) com representantes de partidos políticos, realizada ontem em Campina, praticamente constatou de maneira consensual, exceção feita à representação do PTB: não existe impedimento legal para a realização de carreatas e passeatas durante a campanha. A limitação ficou restrita à realização de passeatas na área central da cidade. A informação está publicada na coluna Aparte, do Jornal da Paraíba.

pb agora.

Eleições 2012: Esperança terá 24.618 eleitores aptos a votar



Com a proximidade das eleições para prefeito e vereador dos municípios, os tribunais eleitorais atualizaram os números de eleitores e o PortalNE descobriu que a no município de Esperança, agreste da Paraíba, possui o número de 24.618 eleitores, ou seja, quase 80% da população. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 31.095 pessoas moram em Esperança e na prática, sendo que 6477 pessoas na cidade não votam.
A lei eleitoral determina que os eleitores a partir de 18 anos são obrigados a votar. Para quem tem 16 e 17 anos de idade é opcional o voto e as pessoas com mais de 70 anos também não são obrigadas a votar.  Porém, ainda de acordo com o Censo 2010 do IBGE,
8277 pessoas na cidade têm entre 0 e 14 anos. A cidade de Esperança faz parte da 19ª Zona Eleitoral da Paraíba. O cartório eleitoral explicou que é importante atentar que o Censo de 2010 é desatualizado em relação ao número de eleitores, que é atualizado constantemente. Outra causa apontada para o problema são as inúmeras transferências que ocorrem perto das eleições.  “Muitas pessoas fazem tranferências de títulos e precisamos atender rapidamente porque é direito do eleitor, e ainda não há a cultura dos cidadãos questionarem algumas transferências”, explicou um dos técnicos-judiciários da zona eleitoral.
De acordo com a resolução do TSE, a transferência de título tem como único critério a comprovação da residência. “Se o cidadão trabalha, estuda ou mesmo tem algum patrimônio na cidade, ele pode justificar vínculo empregatício, afetivo ou patrimonial e conseguir o direito de votar na cidade, mesmo não morando.
Uma outra resolução do TSE, 20.472/99 prevê que quando o número de eleitores de uma cidade for superior a 80% do número de habitantes é necessário que haja uma revisão do eleitorado. Sobre o assunto, segundo informações levantadas pelo PortalNE,  essas revisões são feitas periodicamente e que havia previsão de ser realizada uma em 2011, mas que não foi realizada e que agora só deve acontecer em 2013.
portal NE.