Mesmo com 195 cidades que tiveram a situação de emergência homologada pelo Ministério da Integração Nacional em virtude da seca, 101 vão realizar eventos carnavalescos e solicitaram reforço policial no Estado, conforme informou o coordenador de planejamento operacional da Polícia Militar da Paraíba, tenente coronel Olivan Elias. Desse número, as tropas militares vão fazer a segurança de eventos públicos e particulares.
Uma das cidades que está na lista da Defesa Civil em situação de emergência é Conceição (distante a 488 km de João Pessoa). A prefeitura vai realizar quatro dias de festas, além de 11 bandas e diversos blocos. A programação oficial foi divulgada pelo prefeito Nilson Lacerda que durante coletiva garantiu ajuda de custo aos blocos carnavalescos.
Os gastos públicos com as festas de carnaval continuam sendo motivo de preocupação no Ministério Público Paraíba (MPPB), mesmo com a decisão de algumas cidades de cancelaram a folia depois de recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). O TCE recomenda que não sejam feitos gastos excessivos com eventos festivos nas cidades que estão em situação de emergência.
O tenente coronel informou que 8.674 homens das polícias Civil, Militar, Científica e Corpo de Bombeiros vão fazer a segurança de aproximadamente 2,47 milhões de pessoas no Carnaval deste ano. Serão 7.106 policiais militares que atuarão em toda Paraíba. O comandante da Polícia Militar na Paraíba, Euller Chaves, garantiu que, mesmo que uma grande força seja voltada para as festas de Carnaval, as áreas periféricas das cidades não ficarão sem proteção.
Artistas de renome nacional participarão dos eventos em várias cidades do Estado. Alceu Valença, Elba Ramalho, Daniela Mercury, Gaby Amarantos, Xexéu, André Rios, Aviões do Forró, Garota Safada, Saia Elétrica, Bikini Cavadão, animarão foliões de João Pessoa, Cajazeiras, Conde e Lucena. Além destas, Rio Tinto, Coremas, Baía da Traição e Campina Grande realizarão festas tradicionais e blocos privados.
Como João Pessoa fica próximo a Recife (122 quilômetros), considerado um dos principais pólos do Brasil, o evento tem uma tradição diferente: é concentrado na folia pré-carnavalesca. Blocos como o ‘Virgens de Tambaú’ e o ‘Muriçocas do Miramar’ arrastam milhares de foliões dias antes do feriado. Para quem pode gastar um pouco mais, as alternativas são Rio de Janeiro e Salvador.
Fonte: Márcio Rangel
Nenhum comentário:
Postar um comentário