sábado, 31 de março de 2012

Hora do Planeta: Paraibanos participam de protesto pelo meio ambiente na noite de hoje



Sessenta minutos de completa escuridão em diversos pontos do globo. Essa é a meta da Hora do Planeta, ação promovida anualmente pela Rede WWF. O ato simbólico promovido com a participação de governos, empresas e população, tem como objetivo estimular a discussão em torno do aquecimento global e demais problemas ambientais enfrentados pela humanidade. Com o tema "Desligue as luzes para mostrar que você se importa", a Hora do Planeta chega em sua sexta edição.  Em todo o mundo, as luzes serão apagadas durante uma hora, e, no Brasil, o horário estabelecido foi de 20h30 às 21h30.
Segundo dados da WWF, até o momento foram registradas mais de 5mil cidades e 147 países participantes, entre eles o Brasil. Por aqui, 125 municípios brasileiros irão participar do movimento, apagando as luzes dos seus principais monumentos. Em algumas regiões, estão sendo organizadas programações específicas para reunir as pessoas durante a prévia. Operadoras telefônicas irão enviar mensagens SMS aos seus clientes, avisando o momento de desligar o fornecimento de energia. Na Paraíba, apenas a capital do Estado participa este ano. João Pessoa foi a 70ª cidade do país a aderir ao movimento, e as luzes serão apagadas em dois pontos da cidade, sendo eles o Paço Municipal e a Estação Ciência Cultura e Artes. 
Pela primeira vez na história da Hora do Planeta, este ano o apagar das luzes em diversas regiões do mundo será registrado diretamente do espaço sideral.  O movimento irá alcançar a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês), onde o astronauta e embaixador da Rede WWF, André Kuipers, irá vigiar nosso planeta no momento em que as luzes forem desligadas .

Paraibanos empolgados
 A universitária Clarissa Santos, desde 2009 participa do movimento. Ela destacou a importância da ação e disse que costuma programar atividades para o instante de cessar as luzes. "Convoquei alguns amigos para passarmos esse momento juntos, em uma reunião em casa mesmo. É uma ação importante, porque estimula a discussão dos problemas ambientais, além de pensarmos em maneiras para conter esses problemas. É importante, porque diversas pessoas em todo mundo se confraternizam e estarão com o pensamento unificado em torno de atitudes que podem solucionar os problemas que afligem todos nós e a biodiversidade".  Para a jovem de 21 anos, o ato simbólico também consiste em um tempo em que bilhões de pessoas, de diferentes costumes, param suas atividades de um cotidiano frenético para pensar o que está sendo feito dos recursos naturais.

No Brasil e no mundo
 Lançada em 2007 na Austrália, a Hora do Planeta chega mais longe a cada ano. Nesta edição, a WWF contabilizou 125 cidades participantes, duas a mais do que no ano passado, sendo 26 municípios estreantes na ação. Em 2012, 24 capitais já aderiram, quatro a mais do que em 2011. As estreantes são Porto Velho (RO), Macapá (AP) e Boa Vista (RR). O número total de ícones, praças e monumentos, cujas luzes serão apagadas apresenta recorde. Ao todo, serão 546 pontos, superando os 380 de 2011. 
Entre os monumentos que terão suas luzes desligadas, destacam-se: a Torre de Tóquio, a Grande Muralha da China, o Estádio Nacional de Pequim (Ninho de Pássaro), o Museu da Líbia, a Biblioteca Nacional da Bielorrússia, a Torre Eiffel, o Louvre, o Portão de Brandenburgo, a Torre de Pisa, a cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano, o Palácio de Buckingham, a Tower Bridge e Casas do Reino Unido do Parlamento. Nesta lista também estão inclusos o BigBen, o Cristo Redentor, a Times Square, o Empire State Building e a sede da Organizações das Nações Unidas (ONU).

fonte: Plantão pb.

Nenhum comentário: