quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dengue está sob controle na Paraíba



Dengue está sob controle na Paraíba

No boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta terça-feira (8), 48,9% dos casos notificados como suspeitos de dengue em 2011 foram confirmados como dengue clássica, dengue com complicações e febre hemorrágica da dengue, outros 39,97% foram descartados e 11,13% estão em investigação, o que mostra que houve um equilíbrio. De acordo com o boletim referente à semana epidemiológica 43, que corresponde ao período de 23 a 29 de outubro, o percentual de cura da doença é de 99,9%.


A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz, explicou que o alto percentual de casos descartados também demonstra a vigilância ativa, que, diante de sintomatologia sugestiva, notifica e investiga corretamente todos os casos. O acumulado de casos confirmados de dengue até a semana 43 é: dengue clássica, 7.597; dengue com complicações, 118; febre hemorrágica da dengue, 90; e óbitos por dengue, nove casos. Segundo Júlia, os municípios estão atentos e investigando todos os suspeitos, mesmo no período de baixa transmissão da doença.


Ela disse que ainda que o Governo do Estado segue monitorando os casos, acompanhando e realizando ações de caráter preventivo e educativo em parceria com os 223 municípios paraibanos, como também realizando visitas técnicas às Gerências Regionais de Saúde, além de oferecer capacitações e oficinas de orientação sobre a doença. "É por isso que a dengue contínua em declínio na Paraíba”, ressaltou.


De acordo com Júlia, algumas medidas simples devem ser adotadas pela população, como tampar as caixas d'água; guardar os pneus em local coberto e seco; não deixar que as garrafas acumulem água, colocando-as sempre com a boca para baixo; observar sempre as calhas para ver se existe água acumulada e colocar areia nos pratos das plantas.


**Agenda** – Esta semana, está prevista a realização de duas ações de combate e prevenção à doença. A primeira acontece nesta quarta-feira (9), na cidade de Alagoinha, com a distruibuição dos jogos Olimpíadas de Combate à Dengue, além de palestras, exibição de filme e exibição do laboratório de entomologia na Escola Lia Beltrão.


No dia 11, no Centro Estadual de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, haverá uma reunião com os 37 municípios escolhidos como prioritários pelo Ministério da Saúde para o recebimento de 20% de acrescimento no valor de recursos aplicados nas ações de vigilância da dengue. O evento acontece a partir das 9h.


Secom-PB e PB agora

Nenhum comentário: