domingo, 24 de julho de 2011


Incra faz parceria com Caixa para construir casas 

atingidos pela chuva

O INCRA-PB está firmando parceria com a Caixa Econômica Federal para construção de casas nos assentamentos atingidos pelas chuvas na Paraíba. A ação será iniciada pelo assentamento Antônio Conselheiro, em São Miguel de Taipu, a 55 quilômetros de João Pessoa, onde os assentados tiveram todas as casas alagadas pelo Rio Paraíba.
Segundo o superintendente regional do Incra, Lenildo Morais, que esteve na área atingida pela cheia, inicialmente serão construídas 85 casas no assentamento através do PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural –, criado pelo Presidente Lula no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida, através da Lei Nº 11.974, de 06/07/2009, regulamentado através da Lei Nº 11.977, de 07/07/2009, do Decreto Nº 6.962, de 17 de setembro de 2009 e pela Portaria Interministerial Nº 462, de 14 de dezembro de 2009.
Morais disse que já manteve audiência com a superintendência da Caixa Econômica, na Paraíba, e falta agora só começar a encaminhar a parte burocrática junto ao Incra e com os assentados. “As famílias que tiveram as casas inundadas, perderam móveis e ainda correm risco de serem atingidas por outras cheias, aceitaram a proposta do Incra que terá o assentamento Antônio Conselheiro como modelo nessa parceria com a Caixa”, anunciou Morais.
Ele explicou que o PNHR, que é uma conquista dos trabalhadores, durante o Grito da Terra Brasil 2009, oferece financiamento de R$ 15 mil. “Desse valor, a família beneficiada irá pagar apenas R$ 2 mil, num prazo de quatro anos. Nós e os trabalhadores entendemos que essa é a saída para livrar as famílias do risco iminente de novas cheias”, argumentou Morais.
Nos próximos dias, o superintendente irá ao assentamento com técnicos da Caixa Econômica Federal, para explicar o programa com detalhes às 120 famílias de assentados. Ele disse que o Incra começará pelo assentamento Antônio Conselheiro porque a situação das famílias é de risco. As casas ficam perto do rio e foram inundadas com quase um metro e meio d
e água, nos dias 15,16 e 17 deste mês.
Associação apóia iniciativa do Incra
Para o presidente da Associação dos assentados, José Roberto Jerônimo, a iniciativa do Incra junto a Caixa Econômica veio na hora certa. “Nós perdemos móveis, plantações, pequenos animais e as paredes de nossas casas estão rachadas. Queremos construir nossas novas moradias dentro das próprias parcelas, longe do rio, só assim estaremos tranqüilos”, disse Roberto.
Short URL: http://portalne.com.br/v1/?p=3516
portal ne

Nenhum comentário: