quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mudanças no código penal dão liberdade a 123 apenados na Capital PDF Imprimir E-mail
Pelo menos 123 apenados já foram beneficiados pelas mudanças no Código Penal que entraram em vigor no início deste mês e estão em liberdade. Desse total 121 estavam presos no Presídio do Róger e duas mulheres estavam presas no Presídio Júlia Maranhão.

De acordo com a defensora pública Persinandes Rocha, coordenadora do mutirão realizado para dar cumprimento as novas regras do Código Penal, a Paraíba foi o primeiro estado a realizar esse trabalho.

Ela informou que os apenados postos em liberdade estão sendo monitorados, recebendo atendimento psicossocial e irão cumprir trabalho social.

No presídio do Róger, o mutirão vem sendo feito desde o último dia 25 de abril. Os presos que foram beneficiados são aqueles que cometeram crimes considerados de menor potencial ofensivo, como furto, porte ilegal de arma e os enquadrados na Lei Maria da Penha.

A Lei que alterou os dispositivos do código de Processo Penal foi a Lei 12.403 de 4 de maio de 2011. Ela permite que as pessoas flagradas cometendo crimes como furto simples, violência doméstica, abandono de incapaz, maus trato, sequestro, cárcere privado e porte ilegal de arma podem não mais serem recolhidas nos presídios.

De acordo com as alterações, esses criminosos só poderão ficar presos se não pagarem fiança, se forem reincidentes e não tiverem trabalho e residência fixos.


PortalCorreio  paraiba agora

Nenhum comentário: