quarta-feira, 20 de julho de 2011


PB tem quase 2 mil desabrigados e 20 mil desalojados, diz Defesa Civil

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Rufino, o número de desabrigados no Estado já chega a 1.922. Outras 19.753 pessoas foram desalojadas e encaminhadas a abrigos municipais ou para casas de familiares. Os números foram divulgados no site do Governo Estadual nesta terça-feira (19). No final da tarde de hoje, o governador Ricardo Coutinho (PSB), recebe o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Humberto Viana, para apresentar relatório que mostra a situação dos 29 municípios que estão em estado de emergência.

Veja fotos dos estragos das chuvas em todo o Estado

Confira imagens da buraqueira causada nas ruas da Capital

No início do dia, a Defesa Civil Estadual emitiu um relatório que aponta um número total de 8.410 pessoas afetadas pelas chuvas do último final de semana no Estado. O número corresponde a 1.682 famílias. O relatório também aponta as cidades de Rio Tinto, Santa Rita, Alagoa Grande, Ingá e Mulungu como as que possuem mais desabrigados.


Os dados atualizados, com os números específicos de desabrigados e desalojados só foi divulgado às 15h16 desta terça, no site do Governo Estadual. Parte das 19.753 pessoas que foram desalojadas estão em abrigos das Casas de Cidadania e em Batalhões da Polícia Militar, em várias cidades do Estado.

O governador Ricardo Coutinho apresentará ao secretário nacional da Defesa Civil, coronel Humberto Viana, um relatório como fotos que mostram a situação dos 29 municípios onde foi decretado estado de emergência. Neste relatório, o Governo Estadual também solicita apoio federal para reestruturar as áreas atingidas e prestar apoio para os desabrigados.

Está previsto para esta quarta-feira (20), um sobrevoo pelas áreas mais atingidas no Litoral, Brejo e Agreste. Assim que soube da situação enfrentada pela Paraíba, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, enviou o secretário nacional da Defesa Civil para se inteirar da situação.

Previsão do tempo

A expectativa é de que o tempo permaneça nublado com chuvas esparsas e de intensidade fraca no Agreste, Brejo e Litoral. Já no Cariri/Crurimataú e no Sertão, faz sol com variação de nuvens.

Os dados constam no relatório e são da meteorologista Marle Bandeira, da Agência de Executiva de Gestão de Águas do Estado (Aesa).

Situação de emergência

O Governo do Estado homologou nesta terça-feira (19) a situação de emergência de 29 municípios paraibanos. A medida leva em consideração os graves danos causados à população e à infraestrutura das cidades.

Com os decretos, os procedimentos administrativos para a contratação de serviços podem ser simplificados e agilizados. Veja abaixo a lista de municípios em situação de emergência:

Araçagi
Alhandra
Alagoa Nova
Arara
Areia
Barra de Santana
Bayeux
Caaporã
Cabedelo
Campina Grande
Cruz do Espírito Santo
Gurinhém
Ingá
Itabaiana
Juarez Távora
Lagoa Seca
Mamanguape
Mogeiro
Mulungu
Natuba
Pilar
Queimadas
Rio Tinto
Pirpirituba
Salgado de São Félix
Santa Rita
São José dos Ramos
Sapé
Sobrado



PARAIBA 1

Nenhum comentário: