segunda-feira, 2 de maio de 2011

Anastácio pode ser obrigado a aceitar que Cássio, Maranhão, Wilson Braga e mais cinco ex-governadores continuem recebendo pensão vitalícia do Estado

Anastácio pode ser obrigado a aceitar que Cássio, Maranhão, Wilson Braga e mais cinco ex-governadores continuem recebendo pensão vitalícia do Estado
Parece que o esforço empregado pelo Frei Anastácio (PT) para derrubar a pensão dos oito ex-governadores e seis viúvas será em vão. Após semanas de “peregrinação” nos gabinetes de seus colegas deputados, o parlamentar só conseguiu coletar até agora 10 das 12 assinaturas necessárias para levar o processo adiante na Assembleia Legislativa.

Para se ter uma ideia do nível de desinteresse dos parlamentares paraibanos no assunto, apenas 8 oposicionistas abraçaram a luta do companheiro de bloco. Do outro lado, a postura ainda é mais crítica: só o situacionista Toinho do Sopão (PTN) assinou a proposta.

Se por um lado a ausência repetida de Anastácio no Estado (fruto de viagens de interesse partidário) parece um agravante, outra circunstância tende a ser o grande motivador da inércia dos parlamentares: não há interesse de nenhum dos lados de mexer no benefício.

Em uma análise rápida do panorama, enxergamos como pensionistas os ex-governadores Cássio Cunha Lima (situação), José Maranhão (oposição) e Wilson Braga (também deputado estadual).

Dos 36 deputados da ALPB, apenas assinaram o documento: Luciano Cartaxo,Anísio Maia e Frei Anastácio (PT), Doda de Tião (PMDB), Aníbal Marcolino (PSL),Genival Matias ( PT do B), Toninho do Sopão (PTN), Vituriano de Abreu (PSC) e André Gadelha (PMDB).

Entenda o caso

O objetivo da emenda à Constituição Estadual é revogar o parágrafo terceiro do artigo 54 da Constituição do estado, que concede aposentadoria para ex-governadores e pensões para ex-primeiras damas viúvas. Frei Anastácio acredita que, esta semana, irá conseguir as assinaturas que faltam para encaminhar a emenda.

Na Paraíba, oito ex-governadores recebem e seis viúvas recebem a vantagem. Cada ex-governador recebe R$ 18,3 mil por mês, para o resto da vida.

“Essa vantagem para ex-governadores existe na Paraíba, desde 1979. As viúvas começaram a receber em 1988, mas nós vamos acabar com isso”, disse Frei Anastácio.

Ele acredita que isso tem que acabar em todo Brasil. Poucos Estados ainda mantêm esse benefício e espero que a Paraíba dê exemplo extinguindo essa “mamata”, disse o deputado acrescentando que nunca concordou com esse benefício, nem para presidente da República. Recentemente o Estado do Paraná aboliu o benefício.  


PB Agora

Nenhum comentário: