terça-feira, 31 de maio de 2011


Campina Grande celebra 28 anos do Maior São João


Por Lidianne Costa
Idealizado em 1983, pelo poeta Ronaldo Cunha Lima, na época o prefeito de Campina Grande, que pensou em uma área para a realização do evento e criou o Parque do Povo, O Maior São João do Mundo é considerado a maior festa popular do país. Realizado entre junho e julho no Parque do Povo, em um espaço de pouco mais de 42 mil e 500 metros quadrados, forrozeiros vindos de várias partes do Brasil podem dançar o mais autêntico forró. Misturando xote, xaxado e baião, reuni milhares de pessoas, que dançam ao som do triângulo, da zabumba e da sanfona. Este ano a cidade de Campina Grande realizará a festa do dia 03 de junho a 03 de Julho.
Durante os 30 dias de forró apresentam-se no Parque do Povo artistas de renome nacional e artistas locais. Cantadores de coco, poetas populares, quadrilhas juninas, tudo isso faz de Campina um verdadeiro celeiro de artistas do povo. Sobre o Parque do Povo Renata Silveira, estudante campinense diz: “é lugar onde todo mundo se encontra, é um símbolo do São João de Campina”. No local existe uma cidade cenográfica com várias replicas de prédios históricos da cidade. Na cidade cenográfica encontramos a VILA NOVA DA RAINHA, que foi uma das primeiras “praças de desenvolvimento econômico” da cidade. A Vila Nova da Rainha foi o principal “motor” de propulsão para o crescimento de Campina Grande e por isso ganha destaque na decoração do São João.
Este ano o Parque o do Povo contará com a presença de diversos grupos folclóricos e de tradições populares de acordo com a Secretária de Cultura municipal Eneida Agra Maracajá “os grupos já foram convocados”. O forró pé-de-serra e as quadrilhas juninas também fazem parte do cenário da festa. Ainda no Parque do Povo podemos encontrar muitas barracas, onde a culinária nordestina não é esquecida. São mais de duzentas barracas, pavilhões e quiosques onde é possível apreciar pratos típicos tais como buchada de bode, cuscuz com carne guisada, pamonha, pé de moleque, delícia de macaxeira, tapioca, curau, bolo de milho, etc. “É uma festa boa e muito esperada, dá para garantir uma renda extra”, disse Maria Salete, que possui uma barraca na parte inferior do Parque do povo desde 2001.
Além do Parque do Povo é possível encontrar nas ruas da cidade pessoas que ficam a noite ao redor da fogueira, comendo comidas típicas de milho, comemorando as Festas Juninas com seus familiares e amigos. A cidade inteira se transforma em um grande arraial, onde a nossa cultura ganha espaço na mídia.
A movimentação que gira em torno da festa, aquece a economia da cidade, hotéis e restaurantes ficam lotados o mês inteiro e com responsabilidade a diversão é garantida. “A cultura, o povo e a união de todos em torno de uma festa popular, muito bonita” para a publicitária cearense Daniele Nóbrega, que acompanha há 5 anos o São João de Campina , esse é o segredo da festa.   Enfim esse é um evento que vale a pena conhecer. É parada obrigatória para turistas de todo o Brasil e porque não dizer do Mundo!
http://www.reporterjunino.com.br/2011/index.php/noticias/104-campina-grande-celebra-28-anos-do-maior-sao-joao.html   portal ne

Nenhum comentário: