quinta-feira, 5 de maio de 2011

EXCLUISIVO: Antecipado futuro de Wilson Santiago após chegada de Cássio ao Senado; conjuntura aponta nova ‘derrota’ política de Zé Maranhão

EXCLUISIVO: PB Agora antecipa futuro de Wilson Santiago após chegada de Cássio ao Senado; conjuntura aponta nova ‘derrota’ política de Zé Maranhão
PB Agora antecipa futuro de Wilson Santiago após chegada de Cássio ao Senado; conjuntura aponta nova ‘derrota’ política de Maranhão  

Nem mesmo o futuro senador Cássio Cunha Lima (PSDB) tomou posse e de Brasília vem a informação sobre que cargo o ‘ainda’ senador Wilson Santiago irá ocupar no Governo Dilma (PT) após a diplomação de Cássio e sua conseqüente ascensão à cadeira no Senado Federal.  

Segundo informações repassadas com exclusividade ao PB Agora, o cargo que será designado a Santiago é o comando do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte), órgão com grande poderio financeiro e com obras em praticamente em todo o Brasil.  

“Já está tudo certo para ele ir para o DNIT, só depende dele!”, confidenciou a fonte que pediu anonimato.  

O interlocutor também confidenciou que Santiago permanece em silêncio absoluto após as novidades no ‘caso’ Cássio. “Ele está muito tranqüilo, porém não quer polemizar nada com a imprensa”, contou.  

A consolidação do posto para Santiago reflete diretamente no ex-governador José Maranhão (PMDB), que há mais de quatro meses aguarda uma indicação no Governo do PT.  

Informações de bastidores dão conta que, caso Santiago consolide a indicação, terá mais prestigio do que o ex-‘cacique’ José Maranhão, que enfrenta um ‘calvário’ em face da expectativa da nomeação em Brasília.

Nesta quarta-feira o deputado estadual Trocolli Júnior (PMDB) opinou sobre o assunto. 

“Com toda certeza ele será aproveitado pelo Palácio do Planalto. Quem sai ganhando é a presidente Dilma com o aproveitamento dele. Wilson já está contemplado com o seu filho no Congresso Nacional e é um grande líder em Brasília”, relatou.

Nesta quarta-feira, o advogado Michel Saliba, representante jurídico do senador Wilson Santiago (PMDB), garantiu  que vai impetrar recurso contra a decisão tomada ontem pelo ministro Joaquim Barbosa e que deu ao tucano Cássio Cunha Lima (PSDB) o direito de assumir o mandato para o qual foi escolhido por 1.004.183 eleitores paraibanos. Ele declarou que a assessoria jurídica ainda está analisando que instrumento deverá acionar para impedir que Santiago deixe o cargo.

IMPORTÂNCIA DO DNIT: O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério dos Transportes, criada em 5 de junho de 2001. A legislação reestruturou o sistema de transportes rodoviário, aquaviário e ferroviário do Brasil, extinguindo o antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). A sede do DNIT é em Brasília, no Distrito Federal. Atualmente, possui 23 unidades administrativas regionais – as superintendências.

A autarquia tem por objetivo implementar a política de infraestrutura do Sistema Federal de Viação, compreendendo sua operação, manutenção, restauração ou reposição, adequação de capacidade e ampliação mediante construção de novas vias e terminais. Os recursos para a execução das obras são da União.

Além disso, o DNIT, é o órgão da União competente para exercer as atribuições elencadas no art. 21 do Código de Trânsito Brasileiro: nas rodovias federais, ele é responsável pela aplicação de multas por excesso de peso e ou de velocidade, por meio dos postos de pesagem e das lombadas eletrônicas.


Henrique Lima / Luis alberto Guedes

PB Agora

Nenhum comentário: