quarta-feira, 27 de abril de 2011

RELATÓRIO: Vené rebate acusações do Governo

RELATÓRIO: Vené rebate acusações do Governo
O prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rego (PMDB) apresentou um documento emitido pela Subgerência de Estatística da Secretaria Estadual de Educação da Paraíba comprovando que os índices usados pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) durante audiência na semana passada, no Palácio da Redenção, referem-se, na verdade, às taxas de aprovação, repetência e abandono das escolas da rede “estadual” de ensino da Rainha da Borborema e não da rede municipal.

Veneziano afirmou que os dados apresentados por ele ontem em coletiva, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde são os reais índices do Relatório de Rendimento Escolar no Ensino Fundamental de Campina Grande e que tem como fontes o Ministério da Educação (MEC), Inep, Deed, Subgerência de Estatística, Secretaria Estadual de Educação da Paraíba (SEE-PB). Já os índices apresentados pelo socialista fazem alusão às taxas de aprovação, reprovação e abandono das redes estadual na Rainha da Borborema.

Segundo o levantamento, as escolas da rede estadual deCampina Grande apresentaram uma taxa de aprovação de 64,5%; taxa de reprovação de 20,4% e taxa de abandono de 15.0%. Estes foram os dados apresentados pelo governador, na audiência, como sendo referentes às escolas da rede municipal de ensino. 

O documento mostra os dados reais da rede municipal, que foram apresentados pelo Secretário de Educação Flávio Romero durante explanação à imprensa na manhã de ontem, (27): taxa de aprovação de 76,2%, taxa de reprovação de 14,4% e taxa de abandono de 9,4%. O documento também apresenta as mesmas taxas para a rede privada de Campina Grande: aprovação de 95,3%, reprovação de 4,1% e abandono de 0,6%.

Para Flávio Romero, fica comprovada a “má fé” do governador em se utilizar de dados inverídicos para causar constrangimento ao prefeito Veneziano e aos campinenses. “É inadmissível que um governo possa se utilizar de dados errôneos, forjados ou coisa parecida para constranger uma cidade. Lamentável”, desabafou o Secretário.

O documento, ao qual a Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande teve acesso, é publico e pode ser solicitado por qualquer cidadão, diretamente na Secretaria Estadual de Educação.

Simone Duarte

PB Agora  

Nenhum comentário: