domingo, 5 de junho de 2011


Paraibano fala com Estação Espacial


O multimídia Ulysses de Assis Neto (na foto acima, à direita), conseguiu recentemente realizar mais uma aventura internacional como operador de radioamador, depois de gravar a mensagem de despedida do Papa Bento XVI ao povo brasileiro, quando de seu retorno ao Vaticano, a bordo de um Boeing da Alitalia que deixava o espaço aéreo monitorado pela torre de controle do radar instalado no Recife-PE.
Contato feito por radioamador
Após conseguir rastrear e receber as imagens dos satélites meteorológicos da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration dos Estados Unidos da América do Norte) que passam a 800 km de altitude, ele obteve contato no início da tarde de sábado passado (dia 28 de maio), com os tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês, na foto acima, à esquerda).
  
Sobrevoando a 26 mil km/h
A ISS passou na região sobre João Pessoa a uma velocidade estonteante de 26.000 quilômetros por hora e – logicamente – Ulysses só teve poucos minutos de janela para fazer contato via rádio com os astronautas que estavam a bordo da espaçonave orbital. Para ele foi uma verdadeira loucura, uma explosão comunicativa emocionante, do ponto de vista científico e tecnológico, é claro.
Satélites em órbita da Terra
Ele conseguiu realizar esse feito utilizando um programa de rastreamento de satélites artificiais construídos pelo homem, chamado Orbitron, cuja versão estava desatualizada pelo próprio fabricante, indicando uma posição falsa as ISS, adiantada erroneamente em 16 minutos.
Astronautas foram monitorados
Ulysses fez as chamadas e nada escutou no retorno do seu radioamador. Ele resolveu utilizar, então, o Googlesattrack que – finalmente – apresentou na tela do computador a posição real da ISS. A esta altura dois acontecimentos, ele já tinha praticamente “dado como perdida” a possibilidade de fazer contato com os astronautas.
O próprio Ulysses relata:
– Quase desliguei o rádio. Fui almoçar e 16 minutos depois escutei o astronauta Mike Fincke (na foto acima, ao centro, entre os escudos da NASA – National Aeronautics and Space Administration e da última missão em serviço do ônibus espacial Endeavour, que foi aposentado) chamando em na freqüência de 145.800 MHz a aproximadamente 500 km’s daqui de João Pessoa.
– ISS estava com uma elevação de 30º em relação à linha do horizonte. Imediatamente chamei-o e ele fez a contestação (comprovação do contato via rádio-amador)!
  
Rastreamento em todo o planeta    PORTAL NE

Nenhum comentário: